Hoje Celebramos o Dia da Paz e da Conciliação em Rondônia 

Mestre Gabriel (braços abertos), entre seus discípulos, na casa de um discípulo, Antonio Domingo Ramos. Foto: Mestre Cícero (Cícero Alexandre Lopes).

Em 16 de maio de 2017, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 4.067, que institui o dia 22 de julho como “Dia da Paz e da Conciliação” no Estado de Rondônia. De acordo com o projeto, de autoria do deputado Ezequiel Junior (Republicano), o projeto é uma reverência e homenagem à União do Vegetal.

O Projeto de Lei que trata sobre a inserção de uma nova data no Calendário de Datas Comemorativas no estado de Rondônia foi aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia, aprovação por unanimidade, define que o dia 22 de julho seja considerado o “Dia da Paz e da Conciliação”, a nível estadual. O dia é uma referência direta à criação da UDV por José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel), ocorrida em 22 de julho de 1961. Após aprovação da lei, o texto seguiu para a sanção do governador de Rondônia, à época, Confúcio Aires Moura.

Deputado Estadual Ezequiel Junior (Foto: divulgação)

De acordo com o projeto, este marco no Calendário Oficial é a expressão legislativa do que deve ser construído dia a dia em todos os setores da vida em sociedade. Em seu parágrafo único, é dissertado que a ação tem por objetivo “celebrar uma cultura de união, de consciência, de aproximação e de solução de diferenças, tendo a paz como realidade que se constrói no plano educacional, social, espiritual e econômico”.

Além de incentivar e inspirar a população a celebrar a paz no seio do poder público, nas famílias e na sociedade em geral. “Isso tende a inspirar mais ações construtivas em todas as áreas sociais da população”, afirma Ezequiel Junior.

A União do Vegetal – UDV teve a sua trajetória iniciada na Floresta Amazônica por José Gabriel da Costa, Mestre Gabriel, em 22 de julho de 1961. Naquela oportunidade, Mestre Gabriel tinha a companhia de sua esposa, Raimunda Ferreira da Costa (Mestre Pequenina), filhos e algumas pessoas. Em 1965, Mestre Gabriel e a União do Vegetal mudaram para Porto Velho (RO), cidade na qual se organizou como Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e foi instalada sua Sede Geral.

Por Edilson Neves

 

3.5 2 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias