Alexandre Garcia vem à público e dá mais uma lição em Lula

Foto: Reprodução/YouTube

O jornalista Alexandre Garcia manifestou forte desaprovação às declarações do petista Lula sobre o aumento do imposto sobre heranças. Em sua coluna no Gazeta do Povo desta terça-feira (23), Garcia afirmou que o presidente “quer que o Estado fique com a riqueza” que os brasileiros “constroem para suas famílias” ao longo de suas vidas.

“Lula quer arrancar mais. (…) Diz que é muito pouco o que se cobra no Brasil, que a pessoa devia deixar quase metade para o Estado e não para os seus herdeiros. A pessoa trabalha a vida toda para deixar para os filhos e netos, mas o Estado vem lá sem nenhum motivo, porque o Estado certamente só atrapalhou a vida dele, e quer tirar”, queixou-se Garcia.

O analista político também destacou que o presidente falou em “devolver o patrimônio”, sugerindo que Lula vê o resultado do trabalho do povo como propriedade do Estado.

“Lula chegou a usar uma palavrinha muito, muito significativa do que ele pensa a respeito. Ele disse que a pessoa não tem interesse em “devolver o patrimônio”. Ou seja, ele acha que a origem de toda riqueza é o Estado. É uma desonestidade dizer isso, porque o Estado não cria riqueza; ele só atrapalha a geração de riqueza e diminui o patrimônio das pessoas, que investem menos, empregam menos, produzem menos. A interferência do Estado é uma roda girando ao contrário. O governo só fala em aumentar impostos”, acrescentou.

Segundo Garcia, as falhas em serviços essenciais como saneamento básico demonstram que o “governo só tira, mas não devolve”.

“Isso comprova o desleixo, o descumprimento de cláusula entre governo e pagador de impostos, que paga cinco meses de trabalho por ano para o Estado brasileiro e, em troca, deveria receber bons serviços e investimentos públicos em infraestrutura, como é o caso do saneamento básico, ou serviços de segurança, de justiça, de saúde, de educação. Só que não”, assinalou.

ENTENDA

No decorrer da semana passda, Lula abordou o tema do imposto sobre heranças no Brasil e afirmou que ele não “é nada” comparado ao existente em outros países, como nos Estados Unidos. De acordo com o petista, o baixo valor do tributo no país desestimula doações para o governo e outras instituições.

“Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto. Então, nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações. Aqui, no Brasil, você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então, a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela”, declarou o petista em solenidade na Universidade Federal de São Carlos, em Buri (SP).

Source: JCO
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias