Durante crise, Americanas cortou 9 mil funcionários e fechou 188 lojas

A Americanas cortou 9.302 funcionários e fechou 188 lojas entre o início da crise da empresa, em janeiro de 2023, e a semana passada, entre os dias 19 e 25 de agosto. É isso o que mostra o último relatório elaborado pela empresa, que está em recuperação judicial, divulgado na quarta-feira (28/8).

O quadro de trabalhadores com carteira assinada, ou seja, sob regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), era de 43.123 pessoas no início do ano passado. Segundo o novo relatório, o número passou para 32.821 entre os dias 19 e 25 de agosto.

Na última semana, a empresa reportou 262 admissões. Houve, contudo, 391 desligamentos. Eles foram formados por 188 pedidos de saída, 180 demissões e 23 contratos de experiência e temporários encerrados.

No caso das lojas, elas somavam 1,880 em janeiro de 2023. Agora, são 1.754. Esse número, contudo, já foi menor. Em fevereiro deste ano, atingiu 1.692.

Em nota, a Americanas informou que o fechamento e abertura de lojas “seguiram a dinâmica de sazonalidade do varejo e o plano de reestruturação da companhia, com atenção a rigorosos critérios de rentabilidade”. Acrescentou que, “mesmo com o encerramento de operações deficitárias, o incremento de performance e aumento da eficiência operacional resultaram no crescimento, no primeiro semestre deste ano, de quase 10% da plataforma física da Americanas, atualmente com cerca de 1.700 lojas – uma das maiores presenças do varejo físico brasileiro”.

Sobre os funcionários, disse que os “desligamentos refletem seu plano de transformação, para maior integração entre físico e digital, geração de caixa e aceleração do crescimento, e que o movimento não afetou as áreas de operações”.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias