Especialista em performance de negócios digitais compartilha insights e estratégias essenciais para marcas otimizarem suas campanhas e ampliar as receitas no período.
O segundo semestre é um período repleto de grandes datas comerciais no varejo. Além do Natal, a Black Friday já assumiu um papel relevante no calendário das lojas e também dos consumidores. Segundo o Panorama de Estudo de Black Friday da Globo, cerca de 50% dos entrevistados dizem que iniciam as buscas com um mês ou mais de antecedência e seis em cada 10 brasileiros costumam entrar em listas VIP e baixar aplicativos para estarem com tudo pronto no período de compras.
Neste ano, a Black Friday será no dia 29 de novembro. Portanto, o mês de setembro é o momento ideal das empresas fecharem o planejamento para a data.
Para Daniel Stochero, Head de Mídia e Performance do Grupo Duo&Co, que foi um dos convidados para o evento de apresentação do estudo FlashBack, promovido pelo Google presencialmente em São Paulo, se apropriar de estratégias digitais para a Black Friday é extremamente importante para aumentar o poder de venda dentro dos e-commerces. Pensando nisso, o profissional elencou nove dicas e benefícios para ajudar as empresas. Confira, a seguir:
- Deixe o site rápido
Um site que demora para carregar afasta clientes, além de que as plataformas de anúncios penalizam quando você tem um site lento. O estudo mostrou que a maioria dos sites carregou a primeira parte em até 1,8 segundos. Se o seu portal não for rápido, o cliente pode desistir da compra. Sendo assim, a dica é investir em melhorias na infraestrutura, como otimizar imagens e usar servidores rápidos, além de estratégias de SEO para ter um site adaptado para o rankeamento no digital.
- Evite falhas técnicas
Durante a Black Friday, muitos sites apresentaram problemas técnicos, como erros que impediam os clientes de finalizar compras. Isso pode prejudicar muito as vendas. Por isso, vale usar ferramentas para testar a capacidade de um site em suportar acessos simultâneos de grande escala, e garantir que ele garanta o aumento de acessos. Não tem nada mais frustrante para o consumidor do que enfrentar problemas técnicos em um momento de compra ou olhar para um erro 404.
- Faça recomendações inteligentes
Poucos sites usam ferramentas de recomendação de produtos baseadas no comportamento do cliente. Mostrar produtos relacionados ao que a pessoa já procurou ou comprou aumenta bastante as chances de venda. O consumidor tendo uma experiência mais personalizada e eficaz gera mais vendas.
- Melhore a busca no site
Muitos e-commerces não conseguem interpretar buscas mais complexas ou corrigir erros de digitação, o que faz o cliente não encontrar o que quer. Dificilmente os sites aceitam fazer upload de imagens e vídeos para localizar produtos, que poderia ser um diferencial para aumentar a receita. É recomendado investir em uma ferramenta de busca que ajuda o usuário, sugerindo resultados automáticos e corrigindo erros. Isso pode evitar que ele desista da compra por não encontrar o produto desejado.
- Incentive os reviews com fotos
Poucos sites permitem que os clientes postem fotos nas avaliações dos produtos, e isso é um desperdício. As pessoas gostam de ver opiniões e fotos reais antes de comprar. Implementar isso ajuda a aumentar a confiança no produto e pode ser o detalhe que convence o cliente a finalizar a compra durante o período da Black Friday.
- Use Inteligência Artificial e Realidade Aumentada (RA)
Uma das grandes tendências do comércio eletrônico é o uso da Inteligência Artificial junto com Realidade Aumentada (RA) para melhorar a experiência de compra. Com a RA, o cliente pode “se ver” usando o produto, como testar roupas ou acessórios de forma virtual, antes de comprar. Isso traz muito mais confiança para finalizar a compra. Além disso, a IA ajuda a recomendar produtos personalizados, aumentando as chances de conversão. A Meta Ads oferece o Advantage+ e o Google Ads Performance Max e Demand Gen, onde se aproveita a automação para gerar os melhores resultados em todos os canais de publicidade e inventário do Google com uma única campanha.
- A diversificação de criativos para campanhas de mídia paga
Segundo estudos, 56% do aumento das vendas de uma marca podem ser atribuídos à qualidade do criativo, sendo assim é um fator-chave em campanhas sazonais. Diferentes pessoas têm diferentes razões para comprar o mesmo produto, então entregar múltiplos criativos para o mesmo produto com CTAs adaptados (preço, qualidade do produto, autenticidade, familiaridade com a loja, etc.) ajudará a atrair públicos específicos, assim garantindo que o anúncio certo chegue à pessoa certa.
- Diversificação de meios de pagamentos
A diversidade de métodos de pagamento é crucial para o sucesso das campanhas de Black Friday. O Pix têm ganhado destaque no Brasil por sua rapidez e facilidade, permitindo que os clientes realizem pagamentos instantâneos. Isso gera maior confiança e segurança, já que o usuário está acostumado com a plataforma e sente-se mais à vontade para finalizar a compra sem complicações. Outros métodos de pagamento amplamente utilizados, como cartões de crédito e débito, boletos bancários e carteiras digitais (como PayPal, Google Pay e Apple Pay), também são fundamentais.
- Priorize os dispositivos móveis
De acordo com o site Statista, as vendas do comércio eletrónico através de dispositivos móveis atingiram 2,2 biliões de dólares em 2023, representando 60% da receita global do comércio eletrónico. O estudo também prevê que as compras através de smartphones representarão 62% de todo o espaço do comércio eletrônico até 2027. Portanto, é crucial investir em uma abordagem mobile-first que aproveite insights baseados em dados para oferecer uma experiência de compra conveniente, personalizar a experiência e simplificá-la. Além do site estar 100% adaptado para dispositivos móveis, é importante que seus criativos para as campanhas de marketing digital também estejam adaptados para o tamanho vertical, ocupando toda a tela dos inventários de mídia.
Assessoria de Imprensa – MOTIM