Governo de RO avança na redução das filas de espera para exames de tomografia e ressonância magnética

Fotos: Breno Villar e Ítalo Ricardo Secom - Governo de Rondônia

O governo do estado está implementando o credenciamento de empresas especializadas para realização de exames de tomografia e ressonância magnética em todo o estado

A iniciativa teve início em novembro de 2023, e realizou mais de 62 mil procedimentos, com o objetivo de zerar completamente a fila até o final de 2024

Em uma ação estratégica do governo de Rondônia, para reduzir as filas para exames de tomografia e ressonância magnética em todo o estado, o credenciamento contínuo de empresas especializadas para a realização desses procedimentos está sendo implementado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A iniciativa teve início em novembro de 2023, e realizou mais de 62 mil procedimentos, com o objetivo de zerar a fila até o final de 2024. Os investimentos destinados à redução das filas de espera aos exames de tomografia e ressonância somam mais de R$ 12,7 milhões.

ACESSIBILIDADE AOS PACIENTES

Até o momento, dos 65.640 exames em espera, 62.600 foram realizados, quase zerando a fila

A ação é resultado de uma série de medidas coordenadas, que incluem o credenciamento de oito empresas especializadas, distribuídas em cidades estratégicas como Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.

Essa distribuição facilita o acesso dos pacientes, reduzindo assim, o tempo de espera e melhora da qualidade do atendimento.

Pacientes de outros municípios de Rondônia também podem realizar exames de tomografia e ressonância magnética. Após o agendamento, devem se deslocar até a cidade designada, tendo transporte e demais custos fornecidos pela Sesau.

MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO

Para assegurar que os serviços sejam prestados com a máxima qualidade, o gerente de Credenciamento e Licitações, Severino Alves, explicou que, a secretaria implementou uma fiscalização rigorosa. “Servidores são designados para realizar visitas mensais às unidades hospitalares credenciadas, verificando a qualidade dos serviços e monitorando as notas fiscais e o número de procedimentos realizados. Essa abordagem garante que, as empresas cumpram todas as especificações do contrato, e assim, manter o padrão de excelência exigido pelo estado.”

O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou que, o impacto da pandemia da covid-19 agravou as filas de espera, mas as estratégias implementadas pela Sesau estão intensificado esforços para reorganizar os serviços de saúde. “Até o momento, dos mais de 65.640 exames na fila de espera, 62.600 foram executados, praticamente zerando a fila acumulada. A meta estabelecida é concluir todos os exames até o final deste ano, garantindo dessa forma, que nenhum paciente permaneça em espera. Para os novos casos que estão na regulação, os exames estão sendo gerenciados com a expectativa de que também sejam atendidos de forma célere”, explicou.

Com a redução do tempo de espera de um ano para até três meses, os pacientes estão sendo atendidos de maneira mais rápida e eficiente, tanto ao atendimento realizado pelo SUS quanto à parceria com empresas especializadas, agilizando ainda mais, os processos e assegurando um serviço de qualidade.

Texto: Camila Lima 

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