Com a expansão da área comercial, Girassol Agrícola cria a Academia Goellner e promove o aperfeiçoamento técnico e comportamental de colaboradores, levando ao campo mais segurança na escolha de sementes de soja e algodão
Investir em educação corporativa traz ganhos não apenas aos colaboradores, como também à empresa, e por consequência aos seus clientes. Segundo estudo do Observatório Nacional da Indústria, o aperfeiçoamento profissional e a requalificação são itens que ocuparão 79% das necessidades para que os profissionais possam se adequar ao futuro do trabalho. A importância desse investimento é vista pela Girassol Agrícola, referência na produção de sementes de soja e algodão no Cerrado brasileiro. Desde 2019, a empresa promove um movimento de desenvolvimento educacional interno, com pilares que envolvem a cultura organizacional, conhecimento operacional e especializado, todos com o objetivo de conectar as pessoas à estratégia do negócio.
No escopo de educação corporativa estão a Escola de Liderança, com educação continuada para os líderes atuais da companhia, a Escola Sementes do Amanhã, que prepara talentos para a sucessão em postos chave, e o desenvolvimento da Cultura Girassol Agrícola, aplicado a todos os colaboradores. Há ainda a Escola Técnica, onde acontece o MBA de Produção de Sementes para o público tático e operacional. Mais recentemente, com a expansão de sua área comercial, agora formada pelo Desenvolvimento de Mercado, RTV’s, Inteligência de Mercado e Marketing, é criada a Academia Goellner.
Eloá Duarte, gerente de Geste & Gestão, explica que a mudança, que acrescentou dezenas de profissionais ao time, trouxe a necessidade de um ambiente educacional para equipar a força de vendas com as habilidades e o necessário para o cumprimento da estratégia do negócio. “Cada um tem um perfil, tanto de comportamento, quanto técnico, então nosso objetivo é trabalhar nivelamento e alavancagem de conhecimento”, conta. A Academia Goellner está em pleno desenvolvimento, com aulas iniciadas no segundo trimestre deste ano e em formato híbrido – EAD e encontros presenciais.
Comportamento, aperfeiçoamento técnico e ainda especifico de vendas e negociação formam a estrutura de aprendizado, geridas por professores experientes como Daniel Glat, Rogério Coimbra e Junior Crosara. O formato, construído de forma personalizada e exclusiva para a Girassol Agrícola, conta com a plataforma Agroadvance, uma escola para o agronegócio presente em 26 estados brasileiros e sete países, com mais de cinco mil alunos formados.
Os módulos acontecem através de aulas a campo, presenciais, a cada trimestre nas regionais da Girassol Agrícola (Mato Grosso, Goiás e Bahia), em dois encontros anuais com todo o time, além de aulas online ao vivo e gravadas. Ainda há vídeos de animação e podcasts, testes e arenas online para fixar o aprendizado e tirar o aluno da zona de conforto, desenvolvendo a parte técnica e também a comunicação.
Avanços
Com alguns meses de Academia Goellner, a gerente relata que já são percebidas mudanças significativas para o negócio na área comercial. Além de novos subsídios para a empresa para a tomada de decisão em vários aspectos, há mais maturidade do time no aperfeiçoamento técnico. “Com a capacitação, trabalhamos uma proposta de diferenciação, a de levar valor ao produtor rural através de vendas mais técnicas e melhor relacionamento. Já conseguimos observar essa mudança de modelo mental nos profissionais, maior aderência com a marca porque já conseguem visualizar uma entrega de valor”, destaca Eloá.
Segurança para o produtor
Na trilha de aprendizado, muitos são os momentos em que o time comercial vivencia a realidade da empresa e do mercado de sementes de soja e de algodão. Nos formatos e temáticas são utilizados cases técnicos e reais para se trabalhar a proposta de diferenciação. Isso faz com que os membros do curso coloquem em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. Também é um momento importante de troca de experiências com os especialistas e com outros participantes.
De acordo com Eloá, os encontros para a resolução de cases contribuem para que o profissional possa levar mais segurança ao produtor, pois estará mais preparado tecnicamente. “Por que comprar da Girassol, o que entregamos? Queremos que o cliente compre algo que está bem embasado, sustentado por resultados. Queremos entregar confiança e a segurança do melhor produto, que tenha a melhor performance para gerar valor para o negócio dele”, conclui a líder.
Girassol Agrícola – Há mais de 40 anos no mercado, a Girassol Agrícola iniciou suas atividades em 1982 no Estado de Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo se concentram na produção e comercialização de sementes de soja, milho, algodão e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração. São quatro unidades de produção em MT, nos municípios de Pedra Preta (Serra da Petrovina), Jaciara, Torixoréu e Aripuanã, além de duas unidades de produção nos estados de Goiás e Bahia.
Ruralpress*
*Por Dayane Pozzer
Assessora de Imprensa