Governo de Rondônia proíbe uso de fogo por 90 dias para combater queimadas recordes

O governo de Rondônia decretou a proibição do uso de fogo em todo o território do estado por 90 dias. A medida, publicada na quarta-feira (28), foi motivada pelos recordes de queimadas e pela densa camada de fumaça que encobre diversas cidades, incluindo a capital, Porto Velho. A decisão ocorre em um cenário de estiagem severa na região Amazônica, onde a cidade de Porto Velho está há três meses sem chuvas significativas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O uso de fogo controlado, que é permitido em condições específicas para atividades agrossilvipastoris, será suspenso temporariamente. Os pedidos para essa prática não serão concedidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam) durante o período do decreto. A exceção se aplica apenas às instituições públicas encarregadas de ações de prevenção e combate a incêndios florestais.

A proibição faz parte de uma série de medidas para enfrentar a crise ambiental. Na terça-feira (27), o governo declarou estado de emergência devido ao aumento expressivo de incêndios florestais. Cidades como Porto Velho, Guajará-Mirim, Vilhena e Jaru têm sido afetadas pela fumaça há semanas. O governo estadual destacou que o número de queimadas em 2023 já é o maior dos últimos cinco anos, com um aumento de 144% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 2.256 focos.

PORTAL SGC

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias