O prefeito da cidade, Alessandro Grando, usou o Facebook para informar sobre a situação, escrevendo que a equipe do circo estava realizando operações de captura com o auxílio da polícia local. Ele pediu à população que fosse cautelosa e evitasse movimentações até um novo aviso.
Cerca de cinco horas depois, o prefeito publicou uma segunda mensagem no Facebook, por volta das 22h30 no horário local (18h30 em Brasília), anunciando que o leão havia sido sedado e capturado, agradecendo aos serviços de emergência e voluntários que ajudaram durante esse momento de grande preocupação.
Na primeira postagem, Grando esclareceu que não autorizou a presença do circo com leões em Ladispoli, mas que não tinha o poder de impedir a instalação do evento devido às leis italianas.
“Para aqueles que podem estar se perguntando:
Por que o circo com animais ainda vem para Ladispoli?
Por que o prefeito permitiu isso?
A resposta é que eu não autorizei nada, não está sob minha competência, e infelizmente não podemos proibir a vinda de circos com animais para nossa cidade”, declarou em sua postagem.
O prefeito explicou que a cidade tentou proibir tais eventos em 2017, mas perdeu o processo judicial. A legislação italiana só deve apresentar um decreto legislativo que proíbe o uso de animais em circos no país em 2024.
“Até que as regras mudem, não temos outra opção”, concluiu o prefeito de Ladispoli.
Confira:
🇮🇹🦁 FLASH - Um leão escapou de um circo e está vagando pelos subúrbios de Roma. (testemunhas) pic.twitter.com/Pc9aZG8ji3
— SEGUIDORES DA VERDADE (@euleoallure) November 12, 2023
Itália 🇮🇹 Finalmente o leão que escapou de um circo em Ladispoli, Itália, foi capturado. pic.twitter.com/rlHSaLqx7p
— Maria P (@damadanoite14) November 12, 2023