TRT-14, MPT e MTE assinam acordo de Cooperação inédito

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) assinou na quinta-feira (16/11) um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) da mesma região. O projeto intitulado “Atendimento Integrado”, busca resolver ou minimizar o problema no qual o cidadão não sabe direito a quem recorrer, se à Justiça do Trabalho, ao Ministério Público do Trabalho ou ao Ministério do Trabalho e Emprego.

A assinatura do termo ocorreu na tarde de quinta-feira (16), no Gabinete da Procuradoria-Geral do MPT, pouco antes da Solenidade de Ratificação de Posse e Recondução do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, para o biênio 2023-2025.

O acordo possibilitará à população atendimento e orientação eletrônica e remota, a partir das instalações dos três órgãos parceiros (TRT-14, MPT e MTE), de forma integrada, sem a necessidade de deslocamento físico do cidadão que, eventualmente, tenha se dirigido ao órgão incorreto. A implementação se dará por meio de balcões virtuais disponibilizados entre as instituições e permitirá o acesso à Justiça e aos serviços públicos ofertados à comunidade em geral.

Para o presidente do TRT-14, desembargador Osmar J. Barneze, a data representa um marco positivo na busca por uma justiça mais próxima do cidadão. “A assinatura deste acordo, celebra o comprometimento conjunto para um sistema de Justiça mais acessível e eficaz. O futuro do atendimento público está agora, mais do que nunca, nas mãos da cooperação e inovação”, ressaltou o desembargador Barneze, agradecendo a atenção e dedicação de todos os envolvidos na iniciativa.

No ato, o procurador-chefe do MPT, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, ressaltou a integração. “Essa parceria vai ao encontro para que os direitos trabalhistas sejam assegurados por esses órgãos, garantindo, assim, o pleno atendimento aos usuários que buscam os serviços de qualquer um dos parceiros”, afirmou.

Nossos órgãos dão um passo relevante para o coletivo e no acolhimento ao trabalhador. Com isso, levamos mais humanização, por meio desse diálogo entre os órgãos”, destacou a chefe da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Rondônia, Tereza Janete Córdova Santos.

Modo de operação

Esta iniciativa, integrada ao Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (LIODS-TRT14), em parceria com os demais órgãos parceiros, materializa-se com base na metodologia inovadora “Design Thinking”, que busca a aproximação com o cidadão usuário, colocando-o como personagem central na identificação dos problemas que enfrenta e nas soluções que mitigarão tais desafios.

O Atendimento Integrado MPT/MTE/TRT14 já está disponível. No portal do TRT-14 (trt14.jus.br) foi criada uma página que será replicada nos portais do MPT e MTE. A lista de Pontos de Atendimento Remoto/Virtual dos três órgãos, também estará disponível através do site (clique aqui para ter acesso).

Source: Secom/TRT14

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias