Com articulação do MP, detentas de Ji-Paraná participam de curso de confecção de absorventes e empreendedorismo

Teve início nesta segunda-feira (4/12) o 2º curso de educação menstrual, confecção de absorventes e empreendedorismo, no presídio feminino de Ji-Paraná. A articulação junto à Helself Educacional, empresa que tem como foco a educação menstrual e a valorização da menstruação como um aspecto de saúde, foi feita mais uma vez pelo Ministério Público, por meio da Promotora de Justiça Eiko Danieli Vieira Araki, mediante parceria firmada entre o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria de Justiça (SEJUS).

Participam do curso 38 (trinta e oito) detentas. A princípio os absorventes confeccionados serão distribuídos na própria penitenciária. A intenção também é destinar parte da produção para a Secretaria Municipal de Educação, a fim de atender as meninas em situação de vulnerabilidade social.

A Promotora de Justiça destacou que o primeiro curso, realizado em dezembro de 2021, já representou uma diferença positiva para as detentas e que este ano houve um interesse ainda maior das demais mulheres presas. “É uma forma delas ocuparem o tempo, a mente e ao mesmo tempo produzir algo tão importante para qualquer mulher e ainda colaborar com outras meninas e jovens que necessitam”.

A proposta da empresa, criada em 2019 é promover a metodologia de educação menstrual e o empreendedorismo focando em 4 âmbitos: a menstruação em diferentes contextos históricos; com visão cientificamente embasada e acurada sobre anatomia; valorização da vivência pessoal e levando em consideração o impacto da menstruação no meio ambiente com soluções sustentáveis para protetores menstruais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias