Com articulação do MP, detentas de Ji-Paraná participam de curso de confecção de absorventes e empreendedorismo

Teve início nesta segunda-feira (4/12) o 2º curso de educação menstrual, confecção de absorventes e empreendedorismo, no presídio feminino de Ji-Paraná. A articulação junto à Helself Educacional, empresa que tem como foco a educação menstrual e a valorização da menstruação como um aspecto de saúde, foi feita mais uma vez pelo Ministério Público, por meio da Promotora de Justiça Eiko Danieli Vieira Araki, mediante parceria firmada entre o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria de Justiça (SEJUS).

Participam do curso 38 (trinta e oito) detentas. A princípio os absorventes confeccionados serão distribuídos na própria penitenciária. A intenção também é destinar parte da produção para a Secretaria Municipal de Educação, a fim de atender as meninas em situação de vulnerabilidade social.

A Promotora de Justiça destacou que o primeiro curso, realizado em dezembro de 2021, já representou uma diferença positiva para as detentas e que este ano houve um interesse ainda maior das demais mulheres presas. “É uma forma delas ocuparem o tempo, a mente e ao mesmo tempo produzir algo tão importante para qualquer mulher e ainda colaborar com outras meninas e jovens que necessitam”.

A proposta da empresa, criada em 2019 é promover a metodologia de educação menstrual e o empreendedorismo focando em 4 âmbitos: a menstruação em diferentes contextos históricos; com visão cientificamente embasada e acurada sobre anatomia; valorização da vivência pessoal e levando em consideração o impacto da menstruação no meio ambiente com soluções sustentáveis para protetores menstruais.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias