COP28 destaca papel fundamental do microcrédito na promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia

Nesta terça-feira, dia 05 de dezembro, o HUB da Amazônia, situado no pavilhão dentro da Bluezone, foi palco de um painel na 28ª Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC). O evento, presencial e realizado das 16h45 às 18h00, reuniu representantes de 197 países em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para discutir e buscar soluções concretas visando mitigar os efeitos do aquecimento global.

Um dos destaques do evento foi o painel “Microcrédito e seu papel como indutor na promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia”, realizado pelo Banco da Amazônia em conjunto com os governos dos estados da Amazônia Legal e a TNC (The Nature Conservancy). Moderado por Fábio Maeda, diretor de Controle do Banco da Amazônia, o painel contou com a participação de importantes líderes e representantes, discutindo temas importantes para a região.

Somente no Microcrédito Urbano, o Banco aplicou cerca de R$ 205 milhões nos primeiros 9 meses de 2023, representando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Essa injeção de recursos reflete a confiança e o compromisso do banco com os empreendedores que impulsionam o futuro da região.

O painel teve como destaque Luiz Lessa, presidente do Banco da Amazônia, que abordou o Microcrédito como ferramenta de alavancagem na Agenda ESG, o MPO no destaque da aplicação do BASA, e as perspectivas de investimento na Amazônia. O governador Clécio Luis (Amapá) compartilhou as políticas e incentivos de seus estados para microempreendedores.

Marcela Paranhos, representando a TNC, explicou como a organização atua para apoiar microempreendedores na Amazônia, considerando os desafios únicos da região. Josenir Nascimento, representando o Senador Beto Faro, discutiu as iniciativas legislativas no setor para incentivar os microempreendedores no estado do Pará.

O evento reforça a importância do Microcrédito como instrumento vital na promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia, sendo uma peça-chave na construção de soluções concretas para enfrentar os desafios climáticos e impulsionar a economia da região. A expectativa é que as discussões realizadas na COP28 resultem em ações práticas que contribuam significativamente para a luta global contra as mudanças climáticas.

Os vídeos completos estarão disponíveis no canal do Youtube do Consórcio da Amazônia Legal (Consórcio Amazônia Legal – YouTube).

Por Beatriz Mota Ribeiro | Estagiária de Jornalismo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias