Região Sudeste produz 86% dos Cafés do Brasil na safra 2023

(CRÉDITO: REPRODUÇÃO / CNA)

A produção total dos Cafés do Brasil em 2023, nas cinco regiões geográficas, somadas obviamente as duas espécies cultivadas no País, Coffea arabica e Coffea canephora (robusta+conilon), atingiu o volume físico equivalente a 55,07 milhões de sacas de 60kg.

Tal volume de sacas foi obtido numa área total de produção de 1,87 milhão de hectares, com produtividade média de 29,4 sacas por hectare.

A safra de 2023 foi maior em volume físico que a anterior em aproximadamente 8,2%, a despeito de a área produtiva ter crescido apenas 1,8%, enquanto que a produtividade obtida em nível nacional em 2023 cresceu em torno de 6,3%, informa o Observatório do Café com bases em dados apresentados no 4º levantamento da safra de café, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Neste mesmo contexto, caso seja estabelecido um ranking em ordem decrescente das cinco regiões geográficas do País, com base nos dados da produção brasileira de café de 2023, incluindo obviamente as duas espécies de café (C.arabica e C.canephora (robusta+conilon), verifica-se, conforme já foi anteriormente destacado, o grande protagonismo da Região Sudeste, cuja produção foi calculada em 47,35 milhões de sacas de 60kg, volume que equivale a 86% da produção nacional do ano.

E, em segundo lugar, como região produtora de café do País, vem a região Nordeste com a safra colhida de 3,39 milhões de sacas, volume que equivale a 6,1% da nacional, seguida da Região Norte, na terceira posição, com 3,04 milhões de sacas, colheita correspondente a 5,5% do total dos Cafés do Brasil obtidos em 2023. Em quarto lugar figura a Região Sul, que produziu o equivalente a 718,5 mil sacas (1,3%), e, por fim, na quinta posição, está a região Centro-Oeste, que colheu o equivalente a 462,1 mil sacas de café de 60kg, performance menor que 1% da safra nacional.

 

Source: Jornal do Agro
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias