Inesperadamente empresa de servidor do Ministério da Fazenda fecha contrato milionário sem licitação

Foto: Agência Brasi

Um servidor do Ministério da Fazenda, Marcelo Fiche, viu sua empresa, a Rede Brasileira de Certificações Pesquisa e Inovação (RBCIP), fechar um contrato de R$ 15,75 milhões sem licitação com o Ministério das Comunicações.

Este contrato, destinado à capacitação tecnológica de jovens de baixa renda, será pago em uma parcela única antecipada, uma prática atípica na administração pública.

A RBCIP, fundada em 2019 e sem fins lucrativos, já esteve envolvida em uma investigação por corrupção em 2013, quando Fiche era chefe de gabinete do então ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Apesar das acusações, o caso foi arquivado por falta de provas em 2016.

A negociação do contrato ganhou velocidade após uma reunião entre Fiche e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em outubro de 2023. A justificativa para o pagamento antecipado se baseou em uma portaria conjunta de agosto de 2023, que permite tal prática para equipamentos e materiais especiais de fabricação específica.

Marcelo Fiche defendeu a capacidade e a experiência da RBCIP em projetos itinerantes de ensino tecnológico em escolas públicas. Ele também justificou o pagamento antecipado como uma forma de obter melhores preços à vista.

O Ministério das Comunicações afirmou que respeitou todos os parâmetros legais durante o processo, sem se responsabilizar pela indicação da empresa. A situação jurídica de Marcelo Fiche e suas acusações anteriores não influenciaram a análise, segundo o ministério.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias