Edital do banco da Amazônia disponibiliza R$ 800 mil para pesquisa científica e tecnológica na região amazônica

Estão abertas as inscrições para o edital de Seleção Pública de Pesquisa Científica e Tecnológica 2024. Com o objetivo de direcionar investimentos para projetos que irão gerar novos conhecimentos, tecnologias e inovação que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população na Amazônia, a instituição irá disponibilizar R$ 800 mil para impulsionar os projetos selecionados, dando prioridade a projetos que estejam alinhados com a sua atuação na Amazônia Legal. 

O primeiro edital lançado pelo Banco da Amazônia aconteceu em 2015, contemplando 18 pesquisas no estado do Pará, Amapá, Maranhão, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre. O segundo edital foi lançado em 2018, contemplando nos dois editais de pesquisa (2015 e 2018) todos os estados da Amazônia Legal em que o Banco tem atuação ativa. O último edital lançado, foi no ano de 2022, na ocasião foram recebidas 109 propostas de 23 instituições diferentes, estas, após a aplicação das etapas de avaliação para seleção, foram selecionadas 24 propostas. 

“O Edital de Pesquisa se enquadra no eixo estratégico pesquisa, inovação e educação, que é o resultado da junção de dois eixos do Programa Nacional de Desenvolvimento da Amazônia, que está alinhada diretamente com a atuação da nossa instituição”, destacou o Gerente De Estratégia, Organização E Sustentabilidade do Banco da Amazônia, Anderson Pereira. 

De acordo com o gestor, as inscrições para o Edital de Seleção Pública de Pesquisa Científica e Tecnológica disponibilizam uma excelente oportunidade para promoção de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia voltada para a realidade amazônica. “A iniciativa de cada projeto pode resultar na criação de soluções tecnológicas mais eficientes e adaptadas à realidade da região”, afirmou. 

O apoio do Banco para o desenvolvimento da ciência na região se intensificou a partir do final da década de 90 quando a Instituição passou a financiar projetos por meio dos recursos vindos de 1,5% das liberações feitas pelo então Fundo de Investimento da Amazônia (FINAM). Em 2004, o Banco começou a aportar recursos próprios, sendo que nos dois últimos editais foram selecionados 30 projetos que receberam o apoio. 

INSCRIÇÃO 

Os interessados em participar da seleção do edital devem realizar inscrição de forma gratuita, encaminhando as propostas para o e-mail: sustentabilidade@basa.com.br. As inscrições estarão abertas até o dia 29 de fevereiro de 2024. 

Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição e requisitos disponíveis no site oficial do Banco da Amazônia https://www.bancoamazonia.com.br/. 

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias