A Netflix está elevando a competição no setor de entretenimento brasileiro com o lançamento de um novo reality show musical.
Este movimento marca uma investida direta contra a Rede Globo, que recentemente cancelou seu renomado programa “The Voice Brasil”.
Enquanto a Globo planeja estrear “Estrela da Casa”, inspirado no antigo programa “Fama”, a Netflix está se concentrando em descobrir novos talentos nos estilos musicais rap e trap.
De acordo com a colunista Anna Luiza Santiago do jornal O Globo, o novo reality da Netflix está sendo desenvolvido para rivalizar com o “Estrela da Casa”. Este será o primeiro programa do gênero produzido pela plataforma no Brasil, seguindo o sucesso de adaptações nacionais de formatos internacionais como “Casamentos às Cegas” e “Brincando com Fogo”, além de uma produção original, “Ilhados com a Sogra”.
A Globo, por sua vez, se prepara para lançar apenas duas atrações musicais em 2024: “The Masked Singer” e “Estrela da Casa”. Este último programa, apesar de ser uma criação original da emissora, apresenta semelhanças com o extinto “Fama”.
Elisabetta Zenatti, vice-presidente de conteúdo da Netflix Brasil, revelou ao Valor Econômico que a empresa planeja intensificar seus investimentos no Brasil em 2024, com foco na produção de conteúdos com potencial de exportação. Um exemplo é a novela “Pedaço de Mim”, estrelada por Juliana Paes e Vladimir Brichta, que será apresentada em um formato compacto de 18 capítulos.
Além disso, a Netflix pretende lançar novas temporadas de séries bem-sucedidas, como “De Volta aos 15” e “Bom Dia, Verônica”, bem como a continuação de “Casamento às Cegas”. Outro lançamento aguardado é a série “Senna”, que narra a vida do icônico piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna e se tornou a produção mais cara já realizada pela Netflix no Brasil.
Nesta disputa com as plataformas de streaming, a Globo enfrenta um contratempo: a novela “Guerreiros do Sol”, prevista para o Globoplay, foi adiada para 2025. Assim, enquanto Netflix e HBO Max lançarão novelas inéditas em 2024 (“Pedaço de Mim”, “Beleza Fatal” e “Dona Beja”), a Globo não terá nenhuma novidade original do gênero para seu serviço de streaming no mesmo período.