Denise Assunção, atriz, cantora e compositora, faleceu na manhã de quarta-feira, 3, em São Paulo.
A notícia de seu falecimento foi confirmada pelo Instituto Itamar Assumpção em suas redes sociais.
Denise Assunção estava recebendo tratamento no Hospital das Clínicas de São Paulo devido a complicações decorrentes de um câncer no intestino.
O Instituto Itamar Assumpção prestou homenagem à artista em sua nota:
“Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento de Denise Assunção. Reconhecida como uma das maiores artistas brasileiras, Denise era uma figura emblemática na arte, encarnando dignidade e ancestralidade. Sua presença forte e consciente, aliada a um talento ilimitado e atitudes firmes, ressaltava a importância do respeito e da reparação. Ela nos mostrou, por meio de sua vida e obra, o significado de ser uma artista negra no Brasil.”
Irmã de Itamar Assumpção, figura central da Vanguarda Paulista, Denise teve uma carreira marcante no teatro, cinema e televisão. Entre seus trabalhos mais notáveis, destacam-se sua atuação no filme “Antígona Terceirizada”, no espetáculo “As Criadas” e no show “Pantera” de 2021, uma homenagem ao seu irmão.
O último show de Denise foi no dia 25 de novembro, no Sesc Guarulhos, na Grande São Paulo. A apresentação foi parte do projeto Relembrança, em que passeava pelo repertório de grandes nomes como Noel Rosa, Cartola, Milton Nascimento, Bob Marley e o próprio Itamar Assumpção e pela poesia de Mário de Andrade.
A nota do instituto diz que:
“Ela trazia a dignidade e a ancestralidade encarnadas. Presença marcante, impressionava pela consciência e lucidez, pelo talento sem limites, pelas atitudes firmes e inusuais para afirmar a necessidade de respeito e reparação. Com sua vida e corpo, mostrou-nos o que é ser uma artista negra no país”. Por fim, o texto acrescenta: “Deixa sobrinhas e sobrinhos, amigas e amigos, fãs e admiradores, o gato Cornélio e uma inabalável fé na arte”.
Ainda não há informações sobre velório e enterro.
Além disso, Denise participou da banda Isca de Polícia, cantando ao lado de Itamar Assumpção.
Ela foi candidata a vereadora e a deputada pelo PT, mas não foi eleita.