Morre a atriz, cantora e compositora Denise Assunção, aos 67 anos

Denise Assunção, atriz, cantora e compositora, faleceu na manhã de quarta-feira, 3, em São Paulo.

A notícia de seu falecimento foi confirmada pelo Instituto Itamar Assumpção em suas redes sociais.

Denise Assunção estava recebendo tratamento no Hospital das Clínicas de São Paulo devido a complicações decorrentes de um câncer no intestino.

O Instituto Itamar Assumpção prestou homenagem à artista em sua nota:

“Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento de Denise Assunção. Reconhecida como uma das maiores artistas brasileiras, Denise era uma figura emblemática na arte, encarnando dignidade e ancestralidade. Sua presença forte e consciente, aliada a um talento ilimitado e atitudes firmes, ressaltava a importância do respeito e da reparação. Ela nos mostrou, por meio de sua vida e obra, o significado de ser uma artista negra no Brasil.”

Irmã de Itamar Assumpção, figura central da Vanguarda Paulista, Denise teve uma carreira marcante no teatro, cinema e televisão. Entre seus trabalhos mais notáveis, destacam-se sua atuação no filme “Antígona Terceirizada”, no espetáculo “As Criadas” e no show “Pantera” de 2021, uma homenagem ao seu irmão.

O último show de Denise foi no dia 25 de novembro, no Sesc Guarulhos, na Grande São Paulo. A apresentação foi parte do projeto Relembrança, em que passeava pelo repertório de grandes nomes como Noel Rosa, Cartola, Milton Nascimento, Bob Marley e o próprio Itamar Assumpção e pela poesia de Mário de Andrade.

A nota do instituto diz que:

“Ela trazia a dignidade e a ancestralidade encarnadas. Presença marcante, impressionava pela consciência e lucidez, pelo talento sem limites, pelas atitudes firmes e inusuais para afirmar a necessidade de respeito e reparação. Com sua vida e corpo, mostrou-nos o que é ser uma artista negra no país”. Por fim, o texto acrescenta: “Deixa sobrinhas e sobrinhos, amigas e amigos, fãs e admiradores, o gato Cornélio e uma inabalável fé na arte”.

Ainda não há informações sobre velório e enterro.

Além disso, Denise participou da banda Isca de Polícia, cantando ao lado de Itamar Assumpção.

Ela foi candidata a vereadora e a deputada pelo PT, mas não foi eleita.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias