Missão norte-americana abandona meta de ir à Lua

A primeira tentativa norte-americana de aterrissar na Lua em mais de 50 anos foi abandonada depois de um vazamento de combustível na nave de uma empresa privada. poucas horas após o lançamento.

A Astmbotic Technology, com sede em Pittsburgh, admitiu que a sonda Peregrine dispõe apenas do combustível suficiente para viajar durante 40 horas. o que não lhe permitirá pousar na Lua. meta planejada para 23 de fevereiro.

“se os propulsores puderem continuar a operar, acreditamos que a nave espac1al poderá continuar num estado estável de orientação por aproximadamente mais 40 horas com base no consumo atual de combustível”. disse a empresa.

Diante do novo panorama. a Astrobotic informou que agora o ob1etivo é levar a sonda até “o mais próximo possível” da Lua antes que ela perca energia.

A empresa disse também que trabalha com a Nasa, a agência espacial norte-americana, “para determinar o impacto nas cinco investigações científicas da agência a bordo da Peregrine”.

O problema, uma “crítica perda de combustível”, foi registrado cerca de sete horas após a decolagem, na madrugada dess3 segunda-feira (8), da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.

A empresa conseguiu orientar a sonda em direção ao sol para que o painel solar pudesse captar a luz solar e carregar bateria. enquanto uma equipe especial avaliava o estado do que foi descrito como “falha no sistema de propulsão”.

A empresa pretendia ser a primeira do setor privado a aterrissar com sucesso na Lua, o que apenas quatro países conseguiram. Está previsto um segundo lançamento, em fevereiro, de uma empresa de Houston.

A Nasa, que financiou com 108 milhões de euros a Peregrine da Astrobotic, pretende que sondas privadas explorem o local antes da chegada de astronautas, fornecendo também experiências tecnológicas e científicas à agência espacial, outros países e universidades.

Apesar de admitir o revés com a Peregrine, o administrador da Nasa, Bill Nelson, preferiu destacar nas redes sociais o sucesso do novo foguete Vulcan Centaur, do grupo industrial ULA. que levou a sonda até a espaço.

Isso faz com que a Nasa disponha de “mais ferramentas para explorar o espaço” acrescentou Nelson.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias