Previsão do tempo alarmante para todo o Brasil nos próximos dias

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Brasil deve enfrentar um período de chuvas fortes e altas temperaturas em várias regiões.

Entre 8 e 15 de janeiro, espera-se que as chuvas alcancem volumes significativos, podendo superar os 80 mm em áreas que abrangem desde o oeste da Região Norte, passando pelo Centro-Oeste, até o leste da Região Sudeste.

Análise por Regiões

No interior do Nordeste, a expectativa é de poucas chuvas.

Na Região Norte, as previsões indicam pancadas de chuva ao longo da semana, especialmente no Amazonas, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e Tocantins, com acumulados acima de 70 mm. Essas chuvas podem incluir raios, rajadas de vento e trovoadas.

Em outras áreas, pancadas de chuva isoladas são possíveis.

No Nordeste, espera-se chuva em forma de pancadas, especialmente no Maranhão, Piauí e Bahia, com volumes que podem exceder 50 mm, acompanhados de raios, rajadas de vento e trovoadas.

Chuvas isoladas também são previstas para o leste do Nordeste.

Previsões para as regiões Centro-Oeste e Sudeste incluem chuvas intensas, com possíveis acumulados de 100 a 150 mm, acompanhados de raios, rajadas de vento e trovoadas.

No Espírito Santo, norte de Minas Gerais e centro-sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, as chuvas previstas são de menor volume.

Na Região Sul, um sistema de baixa pressão deve causar pancadas de chuva até o dia 13, com os maiores volumes superando 60 mm nas áreas centrais do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e Paraná. Após o dia 13, a tendência é de diminuição das chuvas na região.

No dia 14 de janeiro, as máximas podem exceder 39°C no Pará e Roraima, bem como em áreas pontuais do Nordeste e Sul.

Enquanto isso, no Centro-Sul, as mínimas podem ficar abaixo de 26°C.

Nas Regiões Norte e Centro-Oeste, as temperaturas mínimas podem superar 26°C.

Do centro-sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, as mínimas podem ficar abaixo de 24°C, com temperaturas ainda menores, até 16°C, nas áreas serranas do Sul.

Recomendações

O Inmet fez algumas recomendações para a população brasileira lidar com as adversidades nos próximos dias. O instituto aconselha a população a se manter informada sobre a previsão do tempo e seguir as orientações das autoridades locais.

Durante chuvas fortes, evite áreas de inundação e busque refúgio seguro.

Em dias de calor intenso, é essencial manter-se hidratado e evitar exposição prolongada ao sol durante as horas mais quentes.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias