Semusa alerta população sobre aumento de casos de covid-19 em Porto Velho já em 2024

Com a aproximação do período carnavalesco, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), chama a atenção da população para o aumento dos casos de covid-19, registrados pelo sistema municipal de saúde, e reforça as medidas de prevenção da doença.

Em 2023, a média móvel de casos de covid-19 foi de 14,7 por semana epidemiológica, em 2024 a média móvel saltou para 153,3 casos por semana epidemiológica.

Nos primeiros 15 dias de janeiro, a Unidade de Pronto Atendimento Ana Adelaide realizou 570 testes para detecção da covid-19 com resultado positivo para 30% deles, sendo que a maioria dos pacientes apresentou sintomas leves da doença.

Imunização

Médica e secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati destaca a necessidade da imunização contra a covid-19, disponível em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, das 8h às 18h.

“Nós chamamos a atenção da população por que esse é um vírus que tem manifestações clínicas como de uma gripe comum, da influenza e covid. É evidente que nas pessoas imunizadas os sintomas são realmente mais leves, mas nós precisamos entender que esse é um vírus que muda o formato padrão e que os casos podem se agravar, por isso existe a vacinação anual que as pessoas precisam buscar”.

Uso de máscaras

Outra medida preventiva de combate ao coronavírus é o uso de máscaras. A Semusa recomenda o uso do item para pessoas com sintomas gripais e seus contatos, inclusive para os servidores que atuam em todos os serviços de saúde, independente das atividades realizadas.

É importante que a população, ao procurar uma unidade de saúde para qualquer serviço, esteja utilizando a máscara para evitar contaminações.

Onde fazer o teste?

O paciente que estiver com sintoma de covid-19 há pelo menos dois dias, deve procurar uma das cinco unidades referências em testes de coronavírus.

Contatos de pessoas positivadas ou sintomáticas que não apresentam sintomas não devem fazer o teste, a recomendação é a utilização da máscara.

Pessoas com sintomas podem procurar uma das unidades abaixo, observando os dias e horários de atendimento:

Policlínica Ana Adelaide
Endereço: Rua Padre Chiquinho, 1060 – Pedrinhas
Segunda a Sexta
Manhã 7h às 12h30
Tarde 13h30h às 17h

Sábado e Domingo
Manhã 8h às 12h
Tarde 13h às 18h

Unidade de Saúde Aponiã
Endereço: Rua Andréia, 5383, bairro Aponiã
Segunda a Sexta
Tarde 14h às 15h

Unidade de Saúde Castanheira
Endereço: Rua Pau Ferro, 878, bairro Castanheira
Segunda a Sexta
11h às 12h

Unidade de Saúde Osvaldo Piana
Endereço: Rua Campos Sales, 858, bairro Areal
Segunda a Sexta
Tarde 16h às 17h30

Unidade de Saúde Socialista
Endereço: Rua Mané Garrincha, s/n, bairro Socialista
Segunda a Sexta
14h às 17h

A secretária-adjunta da Semusa alerta que a covid-19 é uma doença que vai aparecer de forma sazonal, como a gripe, e cabe a cada cidadão fazer sua parte para evitar adoecimento, agravamento e mortes.

“A orientação do início da pandemia para o uso de máscaras ainda prevalece, principalmente quando você está contaminado ou com sintomas gripais, pois pode ser um simples resfriado ou covid, e quem está do seu lado pode pegar e pode pegar de uma forma leve, moderada ou grave. A covid-19 é uma doença que nós precisamos todos nos conscientizarmos que pode sim alguém agravar ou morrer em função dela”, declara a secretária.

Outras medidas de prevenção:

Lave as mãos com frequência;
Use máscara;
Mantenha os ambientes ventilados;
Ao tossir ou espirrar, use um lenço ou a dobra do braço;
Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizada;
Manter uma distância mínima de cerca de um (1) metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;
Evitar contato físico com pessoas com sintomas gripais, independente do uso de máscara;
Não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada.

Rondoniagora.com

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias