Rússia e Egito lançam construção da 4ª unidade da usina nuclear egípcia, El Dabaa (veja o vídeo)

© AFP 2023 / Sergei Chirikov
O presidente russo Vladimir Putin e o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi lançaram nesta terça-feira (23) a construção da quarta unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa, no Egito, por meio de videoconferência.
presidente russo Vladimir Putin e o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi mantiveram diálogo bilateral nesta terça-feira, por meio de videoconferência, sobre uma série de temas de interesse dos dois países, como a parceria para a construção da quarta unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa, no Egito, e a participação de Cairo na cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia, marcada para o final do ano.

“Novas oportunidades promissoras para construir a nossa cooperação frutífera estão se abrindo em conexão com a adesão do Egito ao BRICS. Gostaria de enfatizar que desde o início, a Rússia apoiou sinceramente o desejo do lado egípcio de se tornar um membro pleno desta associação. Durante a presidência russa do BRICS neste ano, tentaremos fazer todo o possível para que o Egito se integre efetivamente no trabalho do grupo”, disse Putin.

O derramamento do primeiro concreto na fundação do prédio onde ficará o reator nuclear marca o início da construção de toda a nova unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa. Depois disso, o projeto será implementado em plena capacidade – todos os quatro blocos da usina nuclear serão construídos simultaneamente.
O presidente egípcio disse estar profundamente grato ao presidente russo pela implementação do projeto de El Dabaa e salientou que a construção da primeira usina nuclear do Egito está avançando a um ritmo mais rápido do que o inicialmente acordado.
Putin também disse estar em contato constante com o presidente egípcio sobre questões relacionadas ao conflito entre Israel e o Hamas.
“E, em geral, Sisi e eu estamos em contato constante […] discutimos regularmente todas as questões mais significativas da agenda internacional e regional para os nossos países. Em particular, trocamos opiniões e coordenamos posições em relação ao trágico desenvolvimento da situação no conflito israelo-palestino e na resolução de questões de natureza humanitária”, disse Putin durante a cerimônia de lançamento da construção da quarta unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias