Rússia e Egito lançam construção da 4ª unidade da usina nuclear egípcia, El Dabaa (veja o vídeo)

© AFP 2023 / Sergei Chirikov
O presidente russo Vladimir Putin e o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi lançaram nesta terça-feira (23) a construção da quarta unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa, no Egito, por meio de videoconferência.
presidente russo Vladimir Putin e o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi mantiveram diálogo bilateral nesta terça-feira, por meio de videoconferência, sobre uma série de temas de interesse dos dois países, como a parceria para a construção da quarta unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa, no Egito, e a participação de Cairo na cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia, marcada para o final do ano.

“Novas oportunidades promissoras para construir a nossa cooperação frutífera estão se abrindo em conexão com a adesão do Egito ao BRICS. Gostaria de enfatizar que desde o início, a Rússia apoiou sinceramente o desejo do lado egípcio de se tornar um membro pleno desta associação. Durante a presidência russa do BRICS neste ano, tentaremos fazer todo o possível para que o Egito se integre efetivamente no trabalho do grupo”, disse Putin.

O derramamento do primeiro concreto na fundação do prédio onde ficará o reator nuclear marca o início da construção de toda a nova unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa. Depois disso, o projeto será implementado em plena capacidade – todos os quatro blocos da usina nuclear serão construídos simultaneamente.
O presidente egípcio disse estar profundamente grato ao presidente russo pela implementação do projeto de El Dabaa e salientou que a construção da primeira usina nuclear do Egito está avançando a um ritmo mais rápido do que o inicialmente acordado.
Putin também disse estar em contato constante com o presidente egípcio sobre questões relacionadas ao conflito entre Israel e o Hamas.
“E, em geral, Sisi e eu estamos em contato constante […] discutimos regularmente todas as questões mais significativas da agenda internacional e regional para os nossos países. Em particular, trocamos opiniões e coordenamos posições em relação ao trágico desenvolvimento da situação no conflito israelo-palestino e na resolução de questões de natureza humanitária”, disse Putin durante a cerimônia de lançamento da construção da quarta unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias