Senador Confúcio Moura lança pré-candidatura melancia em São Miguel do Guaporé

O vermelho Zenildo Pereira, ex-petista, é apresentado ao eleitor com uma casca verde e amarela

Zenildo aparenta animação ao lado de Confúcio Moura e de outros emedebistas

A expressão “melancia” pode ser utilizada de forma figurativa para descrever uma situação em que um político estaria lançando uma pré-candidatura de maneira surpreendente, ou seja, escondendo suas verdadeiras intenções ou posicionamentos políticos, assim como o interior da fruta melancia é verde por fora e vermelho por dentro. Essa metáfora que sugere que a pessoa pode estar escondendo suas reais intenções políticas.

Se essa é uma situação real ou uma metáfora no contexto político específico eu não sei, só sei que o senador em questão lançou a pré-candidatura de um melancia, verde por fora e vermelho por dentro.

Segundo matéria publicada no blogentrelinhas, o ex-prefeito de São Miguel do Guaporé, Zenildo Pereira, se filiou ao MDB e agora é o pré-candidato do senador Confúcio Moura (MDB-RO) à prefeitura. Zenildo foi prefeito pelo PT, mas teria sido adotada a estratégia de mudança de partido, porque o presidente Lula não estaria sendo bem visto na região.

É por isso que os adversários políticos já estão chamando Zenildo de pré-candidato melancia: vermelho por dentro, mas com uma casca verde e amarela.

Teria ocorrido, no entanto, um erro crasso. Zenildo foi justamente para o MDB de Confúcio Moura. O senador é o principal articulador do presidente Lula junto à bancada federal de Rondônia. Confúcio indicou todos os cargos importantes em órgãos do Governo Federal no Estado.

Nomeação do fiel escudeiro Williames Pimentel mostra ligação umbilical de Confúcio e Lula

Além dos cargos federais em Rondônia indicados pelo senador, recentemente o presidente Lula nomeou o ex-deputado Williames Pimentel como diretor da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS. Fiel aliado de Confúcio Moura, Pimentel é apontado como pré-candidato a prefeito de Porto Velho. A nomeação em Brasília comprova a influência de Confúcio no governo Lula.

Confúcio Moura, o senador que tem demonstrado recentemente ser defensor do ambientalismo e das reservas ambientais, é um excelente estrategista. Já viu que terá dificuldade em se reeleger em 2026 por conta da rejeição do governo Lula em Rondônia, por isso está trabalhando para fortalecer o MDB, e isso passa pelas eleições municipais deste ano.

Em São Miguel teria aparecido uma excelente oportunidade, com a transformação de um conhecido esquerdista em um pré-candidato melancia. O principal problema é que o MDB já não é tão verde e amarelo assim, pois passou a ser base do governo Lula, estando agora atrelado umbilicalmente ao PT.

Nada contra os petistas lançarem candidatos. O estranho é a esquerda aparentemente tentar colocar uma casca verde e amarela em alguns pré-candidatos, para ver se o eleitor engole.

Confúcio Moura, que pendeu para a esquerda, tem duas tarefas. Ele precisa conseguir palanque para ele mesmo, e também deve dar um jeito de fortalecer alguma candidatura esquerdista a presidente em 2026. Afinal de contas, os cargos entregues a ele no Governo Federal não foram de graça.

Em São Miguel a estratégia do senador já está visível, e isso deverá dificultar a vida de Zenildo. A menos que a missão de Zenildo não seja vencer a eleição, e sim tirar votos da direita para possibilitar a vitória do pré-candidato oficial do PT, Dr. Fábio, nome político do advogado Fábio de Paula Nunes da Silva.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias