Senador Confúcio Moura lança pré-candidatura melancia em São Miguel do Guaporé

O vermelho Zenildo Pereira, ex-petista, é apresentado ao eleitor com uma casca verde e amarela

Zenildo aparenta animação ao lado de Confúcio Moura e de outros emedebistas

A expressão “melancia” pode ser utilizada de forma figurativa para descrever uma situação em que um político estaria lançando uma pré-candidatura de maneira surpreendente, ou seja, escondendo suas verdadeiras intenções ou posicionamentos políticos, assim como o interior da fruta melancia é verde por fora e vermelho por dentro. Essa metáfora que sugere que a pessoa pode estar escondendo suas reais intenções políticas.

Se essa é uma situação real ou uma metáfora no contexto político específico eu não sei, só sei que o senador em questão lançou a pré-candidatura de um melancia, verde por fora e vermelho por dentro.

Segundo matéria publicada no blogentrelinhas, o ex-prefeito de São Miguel do Guaporé, Zenildo Pereira, se filiou ao MDB e agora é o pré-candidato do senador Confúcio Moura (MDB-RO) à prefeitura. Zenildo foi prefeito pelo PT, mas teria sido adotada a estratégia de mudança de partido, porque o presidente Lula não estaria sendo bem visto na região.

É por isso que os adversários políticos já estão chamando Zenildo de pré-candidato melancia: vermelho por dentro, mas com uma casca verde e amarela.

Teria ocorrido, no entanto, um erro crasso. Zenildo foi justamente para o MDB de Confúcio Moura. O senador é o principal articulador do presidente Lula junto à bancada federal de Rondônia. Confúcio indicou todos os cargos importantes em órgãos do Governo Federal no Estado.

Nomeação do fiel escudeiro Williames Pimentel mostra ligação umbilical de Confúcio e Lula

Além dos cargos federais em Rondônia indicados pelo senador, recentemente o presidente Lula nomeou o ex-deputado Williames Pimentel como diretor da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS. Fiel aliado de Confúcio Moura, Pimentel é apontado como pré-candidato a prefeito de Porto Velho. A nomeação em Brasília comprova a influência de Confúcio no governo Lula.

Confúcio Moura, o senador que tem demonstrado recentemente ser defensor do ambientalismo e das reservas ambientais, é um excelente estrategista. Já viu que terá dificuldade em se reeleger em 2026 por conta da rejeição do governo Lula em Rondônia, por isso está trabalhando para fortalecer o MDB, e isso passa pelas eleições municipais deste ano.

Em São Miguel teria aparecido uma excelente oportunidade, com a transformação de um conhecido esquerdista em um pré-candidato melancia. O principal problema é que o MDB já não é tão verde e amarelo assim, pois passou a ser base do governo Lula, estando agora atrelado umbilicalmente ao PT.

Nada contra os petistas lançarem candidatos. O estranho é a esquerda aparentemente tentar colocar uma casca verde e amarela em alguns pré-candidatos, para ver se o eleitor engole.

Confúcio Moura, que pendeu para a esquerda, tem duas tarefas. Ele precisa conseguir palanque para ele mesmo, e também deve dar um jeito de fortalecer alguma candidatura esquerdista a presidente em 2026. Afinal de contas, os cargos entregues a ele no Governo Federal não foram de graça.

Em São Miguel a estratégia do senador já está visível, e isso deverá dificultar a vida de Zenildo. A menos que a missão de Zenildo não seja vencer a eleição, e sim tirar votos da direita para possibilitar a vitória do pré-candidato oficial do PT, Dr. Fábio, nome político do advogado Fábio de Paula Nunes da Silva.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias