Além das dificuldades impostas pela quebra da safra de soja, os produtores rurais podem estar enfrentando outro grave problema, segundo denuncia Lucas Beber, presidente da Aprosoja de Mato Grosso:
“O Mato Grosso tem vocação para plantação de soja, até pelo fator climático, no entanto, essa é a mais severa estiagem que o estado já enfrentou. A safra deve ser menor, fizemos uma pesquisa, onde consultamos quase 1000 produtores, e a expectativa média de produção desses produtores é de 50 sacas por hectare, uma diminuição de produtividade de 21%. A Aprosoja não é um instituto de pesquisa, mas ouvimos a percepção dos produtores.
Empresas especializadas fizeram um levantamento e apontam que a queda pode ultrapassar 25%. A Conab fala em uma produção de 155 milhões de toneladas, já a consultoria Pátria Agronegócios fala em 143 milhões de toneladas, há quem diga que vai ficar em menos de 135 milhões de toneladas. Os produtores do Brasil inteiro discordam da projeção da Conab. E a forma que o governo teria de ajudar o produtor é trazendo números mais verídicos para que houvesse ajuste de mercado”, ressaltou.
Veja o vídeo com a entrevista completa: