Fábrica de fertilizantes é instalada em Porto Velho com investimento de mais de R$ 82 milhões

A instalação de indústrias em Porto Velho evidencia o crescimento do setor e traz investimentos para Rondônia. Com intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado, o Governo de Rondônia atrai investimentos ao conceder incentivo fiscal deliberado e aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), que integra a estrutura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O anúncio da instalação, desta vez de uma fábrica de fertilizantes, ocorreu na terça-feira (30), em solenidade realizada no Palácio Rio Madeira (PRM), sede do Governo de Rondônia. O governador Marcos Rocha recepcionou os executivos da empresa, uma das maiores do agronegócio brasileiro, sendo eles: o diretor de Logística e Operações, Claudinei Zenatti, e o executivo de Relações Institucionais Ricardo Tomczyk. A empresa foi contemplada com incentivo tributário de 85% sobre o crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A fábrica de fertilizantes já está em plena operação, com capacidade para produção de 40 mil toneladas e com expectativa de ampliação.

O executivo Ricardo Tomczyk esclareceu, “trouxemos um investimento em torno de R$ 82 milhões e hoje o nosso empreendimento gera 55 empregos diretos em Porto Velho, mas deve aumentar ao longo do processo de produção”. Já o diretor de Logística e Operações da empresa, Claudinei Zenatti afirmou que “o mais importante é que agora o fertilizante está mais perto do produtor. Rondônia deixou de ser o fim da linha da cadeia logística de distribuição para ser o início, o que traz uma economia ao produtor que não precisa mais importar o produto”, pontuou.

Produção

Ainda de acordo com a empresa, 80% da produção de fertilizantes minerais e adubos é destinada para Rondônia e 20% para fora do Estado. Para o governador Marcos Rocha, “a chegada da indústria contribui para o fomento do agronegócio, que é uma das metas do estado de Rondônia. É com esse conceito que esperamos continuar no caminho do desenvolvimento. Somos um Estado produtor de alimentos e assim estamos crescendo. Temos vários países como Arábia Saudita, Emirados Árabes, China, Japão e Coréia interessados em tudo o que produzimos”, ressaltou.

Durante o anúncio, os representantes da indústria esclareceram que 99,90% da matéria-prima que utilizam no processo produtivo vem de fora do estado de Rondônia, sendo 98,76% adquiridos no exterior. A fábrica foi instalada no local onde já está localizado o porto da empresa, na Zona de Urbanização Portuária de Porto Velho, na Estrada da Penal. Antes desta indústria de fertilizantes, em 2023, outras quatro indústrias foram anunciadas em Rondônia; nos segmentos de nutrição animal, farmácia e acessórios de vestuário.

Source: Secom/RO

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias