Dia 01 de fevereiro, um dia para ficar na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

FOTO DO DIA A HORA DO PODER POLÍTICO

Por Lúcio Albuquerque*

1923 – Decreto do Superintendente Joaquim Tanajura, muda o nome da Praça Amazonas para “Praça Jonatas Pedrosa”, homenagem ao governador amazonense que criou o município de Porto Velho.

1948 – O governador Frederioco Trotta, como parte das comemorações do 5º aniversário de criação do Território (1943), inaugurou o painel de fotos dos ex-governadores.

1955 – Duas vezes deputado federal, ex-governador do Território e ex-diretor-geral da EFMM, Aluízio Ferreira perde para seu ex-aliado Joaquim Rondon, na 3ª eleição a deputado federal do Guaporé.

1976 – Na coluna “História Antiga” o historiador Esron Menezes lembra que desde 1946 lideranças locais falam em construir hidrelétricas, em Samuel, em Santo Antônio e em Teotônio.

1983 – O deputado estadual José Bianco é eleito como presidente da primeira formação do Poder Legislativo do Estado, ainda na condição de Poder Constituinte.

1990 – O professor Evandro Oliveira, da Unir, distribuiu com a imprensa cópia do decreto de doação do ex-Porto Velho hotel à Unir, o que é contestado pela Secretaria de Cultura/RO.

HOJE É

Dia Nacional da Defesa Civil. Dia Nacional do Publicitário.

Católicos celebram Santa Brígida, Santa Veridiana,

Beata Ludovica Albertoni.

BRASIL

1987- Ulysses Guimarães instala a Assembleia Nacional Constituinte.

2008 – Morre Beto Carrero (n. 1937) empresário circense.

MUNDO

1851- Morre a escritora Mary Shelley, autora de Frankenstein.

1889 – Estreia da Opera La Bohème, de Giacomo Puccini, no Teatro Regio de Turim.

2018 — Arqueólogos descobrem cerca de 60 mil estruturas maias na Reserva da Biosfera Maia.

Instalado em 1982, criado pela Lei 41/1981, o Estado de Rondônia teve o compostos pela própria Lei os Poderes Executivo e o Judiciário.

Faltava o Legislativo, cujos primeiros deputados estaduais foram eleitos em outubro de 1982, mas só empossados a 1º de fevereiro de 1983, e restrito apenas à função Constituinte.

A Lei 41 estabeleceu: Art. 5º: “§ 2º – A partir da posse (dos deputados) e até a promulgação da Constituição, o Governador poderá expedir decretos-leis sobre todas as matérias de competência legislativa estadual.”

Era a hora do Poder Político se instalar, e coube ao mais votado dos deputados, o jiparanaense José Bianco, PDS, eleito pelos pares, presidir a Constituinte.

A Constituinte, cujo relator foi o deputado Amizael Silva, foi promulgada dia 6 de agosto, e a partir daí os deputados passaram a legislar.

(F. Exemplar da 1ª Constituição rondoniense, com rubrica dos constituintes)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias