Dia 01 de fevereiro, um dia para ficar na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

FOTO DO DIA A HORA DO PODER POLÍTICO

Por Lúcio Albuquerque*

1923 – Decreto do Superintendente Joaquim Tanajura, muda o nome da Praça Amazonas para “Praça Jonatas Pedrosa”, homenagem ao governador amazonense que criou o município de Porto Velho.

1948 – O governador Frederioco Trotta, como parte das comemorações do 5º aniversário de criação do Território (1943), inaugurou o painel de fotos dos ex-governadores.

1955 – Duas vezes deputado federal, ex-governador do Território e ex-diretor-geral da EFMM, Aluízio Ferreira perde para seu ex-aliado Joaquim Rondon, na 3ª eleição a deputado federal do Guaporé.

1976 – Na coluna “História Antiga” o historiador Esron Menezes lembra que desde 1946 lideranças locais falam em construir hidrelétricas, em Samuel, em Santo Antônio e em Teotônio.

1983 – O deputado estadual José Bianco é eleito como presidente da primeira formação do Poder Legislativo do Estado, ainda na condição de Poder Constituinte.

1990 – O professor Evandro Oliveira, da Unir, distribuiu com a imprensa cópia do decreto de doação do ex-Porto Velho hotel à Unir, o que é contestado pela Secretaria de Cultura/RO.

HOJE É

Dia Nacional da Defesa Civil. Dia Nacional do Publicitário.

Católicos celebram Santa Brígida, Santa Veridiana,

Beata Ludovica Albertoni.

BRASIL

1987- Ulysses Guimarães instala a Assembleia Nacional Constituinte.

2008 – Morre Beto Carrero (n. 1937) empresário circense.

MUNDO

1851- Morre a escritora Mary Shelley, autora de Frankenstein.

1889 – Estreia da Opera La Bohème, de Giacomo Puccini, no Teatro Regio de Turim.

2018 — Arqueólogos descobrem cerca de 60 mil estruturas maias na Reserva da Biosfera Maia.

Instalado em 1982, criado pela Lei 41/1981, o Estado de Rondônia teve o compostos pela própria Lei os Poderes Executivo e o Judiciário.

Faltava o Legislativo, cujos primeiros deputados estaduais foram eleitos em outubro de 1982, mas só empossados a 1º de fevereiro de 1983, e restrito apenas à função Constituinte.

A Lei 41 estabeleceu: Art. 5º: “§ 2º – A partir da posse (dos deputados) e até a promulgação da Constituição, o Governador poderá expedir decretos-leis sobre todas as matérias de competência legislativa estadual.”

Era a hora do Poder Político se instalar, e coube ao mais votado dos deputados, o jiparanaense José Bianco, PDS, eleito pelos pares, presidir a Constituinte.

A Constituinte, cujo relator foi o deputado Amizael Silva, foi promulgada dia 6 de agosto, e a partir daí os deputados passaram a legislar.

(F. Exemplar da 1ª Constituição rondoniense, com rubrica dos constituintes)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias