Produtores rurais plantam 30 mil mudas em programa ambiental 

(CRÉDITO: DIVULGAÇÃO)

Até o final de janeiro de 2024 mais de 30 mil mudas nativas serão plantadas em propriedades do Triângulo Mineiro atendidas pelo programa Agro+Verde. A iniciativa é realizada pelo Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), em parceria com a Cargill, para contribuir com uma agricultura cada vez mais sustentável em Minas e no Brasil.

O programa apoia produtores rurais na recuperação de pastagens e passivos ambientais de suas propriedades, contando com distribuição de insumos e assistência técnica. Inicialmente, cerca de 200 produtores rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba serão beneficiados. Somente na primeira etapa, o programa atendeu 30 pecuaristas de corte e de leite. Foram entregues 1.324 toneladas de calcário e 150 toneladas de adubo para melhorias nas pastagens degradadas e recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal.

Além disso, foram distribuídos 335 mil metros de arame liso, 14.877 peças de madeira, entre estacas e mourões, e 2.500 catracas para a construção de quase 65 quilômetros de cercas. De acordo com o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar e presidente do Inaes, Renato Laguardia, as ações do Agro + Verde incluem o diagnóstico da propriedade rural e das áreas de proteção legal que serão restauradas, análise de solo para levantar quais serão os insumos necessários e o fornecimento de mudas.

“As ações incluem também a capacitação dos produtores para manutenção e monitoramento das áreas restauradas. Os produtores são atendidos por técnicos de campo do Sistema Faemg Senar em visitas mensais nas propriedades”, explicou.

O Agro + Verde é fruto de uma parceria com a multinacional Cargill e está alinhado com a meta da empresa de restaurar 100 mil hectares de vegetação nativa nos próximos anos.

Rodrigo Ribeiro Resende é um dos pecuaristas beneficiados. Além da assistência técnica, ele recebeu material para aproximadamente 4 mil metros de cerca no entorno da área de preservação permanente da propriedade. Foram entregues 116 mourões, 843 estacas, 250 catracas e 23 rolos de arame de 1.000 metros. Antes de iniciar a construção, ele buscou mais conhecimento. Rodrigo foi aluno do curso de Cerqueiro – Arame Liso, ofertado pelo Sistema Faemg Senar no município de Uberaba.

“Fiz o curso para entender o processo de construção da cerca no padrão correto, o que me auxiliou na contratação de mão de obra. O Agro + Verde é muito bacana, principalmente em relação à preservação. Muitas vezes, o produtor acaba tendo outras prioridades e deixa este aspecto por último. O projeto é uma ajuda muito boa. Estamos contratando apenas a mão de obra e a entrega do material aliviou bastante no custo da cerca”, afirmou o pecuarista, que também recebeu adubo e calcário para a reforma de quase 11 hectares de pastagens na propriedade.

Próxima etapa

Para a segunda fase do projeto, outros 120 produtores já estão passando por análise de documentação. O projeto abrange 17 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Uberlândia, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Gurinhatã, Santa Vitória, Comendador Gomes, União de Minas, Nova Ponte, Conquista, Presidente Olegário, Patos de Minas e Lagoa Grande.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias