Zelensky confirma vontade de substituir chefe militar da Ucrânia

© Foto / Divulgação / Presidência da Ucrânia
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky confirmou a intenção de substituir o comandante-chefe das Forças Armadas, Valery Zaluzhny.
A Ucrânia tem passado por crise na relação civil-militar que pode ter impactos significativos no conflito em curso com a Rússia.

“Isso diz respeito às pessoas que lideram a Ucrânia. Um recomeço e um novo começo são necessários […] não apenas na esfera militar. É verdade, estou pensando em uma substituição [de Zaluzhny]”, disse.

Zelensky não limitou sua avaliação apenas à esfera militar, indicando também que considera substituir vários altos funcionários do Estado.
“É um assunto que preocupa as pessoas que deveriam liderar a Ucrânia. É claro, um recomeço e um novo início são necessários”, comentou em entrevista publicada pela Rai TV da Itália.
Os atritos entre eles se intensificaram quando, em reunião em 29 de janeiro de 2024, o presidente informou ao comandante das Forças Armadas que ele seria destituído do cargo.
Relatos sugerem que Zaluzhny recusou-se a renunciar, e até o início de fevereiro, a situação do general permanece incerta.
Especialistas entendem que a divergência representa uma ameaça à relação civil-militar e, se confirmadas as informações sobre a recusa de Zaluzhny em obedecer à ordem legítima do comandante civil, isso pode levar a uma desestabilização rápida do governo controlado civilmente na Ucrânia.
Isso poderia, por exemplo, abrir espaço para a emergência de um governo subordinado à vontade militar ou mesmo para a ascensão de uma junta militar.
Em novembro de 2023, Zaluzhny desafiou abertamente a visão de Zelensky sobre o conflito com a Rússia.
A discordância se aprofundou com a publicação de um ensaio pelo líder militar em 1º de fevereiro de 2024, questionando a abordagem do presidente ucraniano em relação à mobilização e apresentando-se como a única fonte de sabedoria militar para o próximo estágio do conflito.
Source: Sputnik

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias