Região Norte tem maior queda no PIB do terceiro trimestre de 2023, segundo 4intelligence

De acordo com o Relatório Regional sobre o Produto Interno Bruto (PIB), realizado pela 4intelligence, que desenvolve soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados, o Norte foi a região que apresentou a maior queda no terceiro trimestre de 2023, com 1,9%, o maior entre as regiões do país, ficando à frente apenas do Nordeste.
No entanto, a baixa foi suavizada pelo desempenho do setor de serviços (1,7%). No acumulado de 12 meses, a dilatação da atividade econômica da região foi de 4,5%, ficando atrás apenas do Centro-Oeste.
Cenário é de otimismo para 2024
Diante das surpresas positivas dos dois primeiros trimestres, mesmo com o fraco desempenho do terceiro trimestre, a projeção de crescimento de 2023 (3,2%) para o PIB foi mantida. Esses números incorporaram o setor agropecuário, que manteve resiliência nesse último período, além do consumo e de um mercado de trabalho pujante. Para 2024, o esperado é o avanço de 1,7% do PIB. A projeção mais modesta reflete, acima de tudo, expectativa de desempenho bem mais fraco do agronegócio e crescimento marginalmente menor de serviços, ainda que este, junto da indústria, deve seguir avançando em 2024.
Sobre a 4intelligence
A 4intelligence é especialista em ciência da decisão. Desenvolve soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de modelagem econométrica e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando que respostas acuradas sejam entregues sempre que houver mudanças no cenário econômico, num fluxo constante. Além disso, a empresa já recebeu mais de 120 prêmios pela acurácia de projeções, dentre os quais se destacam os do Banco Central, do Ministério da Fazenda, da Agência Estado e da Consensus Economics.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias