Rússia: ONU não tem instrumentos para resolução do conflito na Ucrânia, diz primeiro

© Twitter / @UN
O secretário-geral das Nações Unidas António Guterres não tem ferramentas para resolver a atual fase quente do conflito na Ucrânia, declarou em entrevista à Sputnik Dmitry Polyansky, primeiro vice-representante permanente da Rússia na ONU.
Em resposta à pergunta se Guterres apresentou alguma iniciativa de paz sobre a Ucrânia na reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, no final de janeiro, Polyansky disse: “António Guterres tem uma posição muito simples: ele diz que ‘se formos solicitados por ambos os lados, estaremos prontos para mediar’” o conflito.

“Ele não tem quaisquer ferramentas próprias que ele estaria pronto para apresentar especificamente para esta fase quente da crise ucraniana“, observou Polyansky.

O diplomata lembrou que o secretário-geral da ONU tinha certas coisas elaboradas em relação à Iniciativa de Grãos do Mar Negro – e ele “continua periodicamente a fazer algumas tentativas para avançar suas ideias a esse respeito”. Entretanto, Moscou deixou sua posição muito clara sobre esta questão, disse o diplomata, explicando que não se pode falar sobre a retomada da iniciativa até que todas as obrigações para com a Rússia sejam cumpridas.
“Sinceramente, não me lembro de outras iniciativas, ou ideias, das Nações Unidas em relação à Ucrânia. De qualquer forma, eles não discutiram nada conosco”, acrescentou.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias