Porto Velho, RO – Em muitos segmentos cristãos, o Carnaval é associado a algumas festividades que não estão alinhadas com certos valores ou crenças religiosas.
É comum, portanto, vermos nos carnavais a presença do excesso: de bebidas, de drogas, do apelo sexual etc. Por conta disso, algumas comunidades cristãs, igrejas e grupos religiosos organizam retiros durante o longo feriado de Carnaval.
Esses retiros têm o proposito de oferecer aos jovens uma oportunidade de se afastarem da agitação carnavalesca, refletirem sobre sua espiritualidade e participarem de atividades recreativas, momentos de oração e reflexão, além de promover um ambiente de comunidade e amizade entre os jovens participantes.
Por essa razão, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), realizou o seu tradicional encontro Regional com os jovens da 1ª Região. Durante o retiro, o responsável pelo os jovens da região, Joel Duarte, planejar uma variedade de atividades, como palestras, discussões em grupo, atividades recreativas, momentos de oração e reflexão, além de promover um ambiente de comunidade e amizade entre os jovens participantes.
Geralmente, os encontros de jovens são realizados em locais exclusivo, amplo e rodeado pela natureza. E, desta vez, o local escolhido foi o Núcleo Mestre Pequenina, localizado na Estrada das Granjas, Nova Esperança (9 km da Capital), oferecendo uma estrutura e segurança necessária para os jovens precisam.
“Foi um momento de alegria poder estar no encontro de jovens da 1ª Região da UDV no Núcleo Mestre Pequenina com a presença de varias autoridades do Centro: Carmiro Gabriel da Costa, M. Central da 1ª Região, os mestres assistentes Cental, Carlos Amaral e Alex Viana, alguns representantes e mestres da Região, além dos monitores e equipes de quase todos os núcleos da primeira região. “Foram bons momentos de interação e aprendizado”, disse o responsável pelo grupo de jovens da 1ª Região, Joel Duarte.
Os jovens também fizeram apresentações teatrais e musicais. “Foi uma oportunidade muito boa de fazer novas amizades e fortalecer os laços que já temos, tudo isso dentro do símbolo da União: Luz, Paz e Amor”. Foi de fato um momento bem especial para o fortalecimento dos jovens da 1ª Região, expressou Bruna Entorno, que frequenta o Núcleo União das Barquinhas.
O evento destacou a necessidade de serem desenvolvidas atividades que tenham como característica principal promover a conexão e o encantamento pela natureza. Mostrando que o despertar espiritual é sentido quando somos tocados em nosso coração, que a partir desse sentido fortalecemos nosso amor pela natureza, na medida que “a gente só ama aquilo que conhece”.