Rússia está pronta para solução diplomática na Ucrânia com base nas realidades no terreno, diz Lavrov

A Rússia está pronta para uma solução político-diplomática do conflito na Ucrânia, mas dado que os países ocidentais não querem levar em conta os interesses de Moscou e as realidades existentes “no terreno”, por enquanto não há opções para chegar a acordo, disse o chanceler russo Sergei Lavrov.
“Permanecemos abertos a uma solução político-diplomática baseada em nossos interesses legítimos, levando em conta as realidades que se desenvolveram ao longo dos anos e que agora levaram à situação atual”, observou o chefe da diplomacia russa durante o seu discurso na Duma de Estado (câmara baixa do parlamento).
“No entanto, na ausência de propostas sérias daqueles que declararam guerra contra nós, e levando em conta sua relutância em não considerar nem os nossos interesses nem as realidades no terreno, não será possível falar na mesa de negociações. Não estamos vendo tais opções”, acrescentou Lavrov.
Ele também disse que a Rússia pretende continuar seus esforços para conter as tentativas dos países ocidentais de “ucrainização” a agenda do G20.
“Juntamente com os Estados do Sul Global, seguiremos impedindo as tentativas da maioria ocidental de transformar o G20 em um instrumento para alcançar seus próprios interesses egoístas, incluindo a ucrainização da agenda desta organização“.
Segundo Lavrov, é com base neste princípio que a Rússia planeja participar da reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro em visita à América Latina de 19 a 25 de fevereiro.
Durante o seu discurso o chefe da diplomacia russa disse que os Estados Unidos, ao desestabilizar região atrás da região, estão tentando controlar o caos.
“Desestabilizando região atrás da região, os americanos, como se costuma dizer, tentam controlar o caos. Mas, na verdade, acho que eles não sabem o que estão fazendo”, observou chanceler.
Confira:
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias