Ex-presidente é condenado a prisão

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi condenado pela Justiça da França nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, acusado de financiamento ilegal durante a campanha presidencial de 2012. Aos 69 anos, Sarkozy enfrenta a possibilidade de recorrer à decisão para evitar a prisão.

A condenação inicial de Sarkozy ocorreu em setembro de 2021, por superar o teto legal estabelecido para os gastos de campanha, que era de 22,5 milhões de euros, alcançando um total de 42,8 milhões de euros. Como penalidade, foi determinada a prisão domiciliar do ex-presidente por um período de um ano.

Sarkozy agora se depara com a decisão de apelar ao sistema judiciário em busca de reverter a sentença atual.

Detalhes das Investigações

As investigações que levaram à condenação de Sarkozy tiveram início em 2014, envolvendo, além do próprio ex-presidente, membros de seu partido à época, a União por um Movimento Popular (UMP), que posteriormente foi renomeado para Os Republicanos, e 12 ex-responsáveis pela campanha.

O julgamento abordou acusações de cumplicidade no “financiamento ilegal de campanha” e de envolvimento em fraudes ou violações de confiança.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias