Rio Acre tem segunda maior cheia da história com 17,75 metros em Rio Branco

©Sérgio Vale

Durante a madrugada desta segunda-feira (4), a capital acreana alcançou mais uma marca histórica. Rio Branco vive a segunda maior enchente das últimas décadas. Conforme a medição da Defesa Civil, o nível do Rio Acre às 6 horas desta segunda é de 17,75 metros, superando a cheia do ano passado, onde o manancial havia alcançado 17,72 metros.

Ao longo dos últimos dias, a alagação já tinha feito o rio superar as outras três maiores cheias da história: 17,12 metros no ano de 1988, 17,64 metros em 2012 e 17,66 metros no ano de 1997.

O recorde é a cheia de 2015 quando o nível do Rio Acre chegou a 18,40 metros.

Tendência é continuar subindo em ritmo menor

Conforme ainda a Defesa Civil não há previsão que o rio estabilize nas próximas horas e a tendência é que continue subindo. Cláudio Falcão, coordenador do órgão na capital acreana, explica que todo o volume de água vem do Riozinho do Rola e que o ritmo deve ser menor.

“Infelizmente, ainda não há tendência de estabilização, a Bacia do Rio Acre já não preocupa tanto, o problema é o Riozinho do Rola que está despejando muita água. O que verificamos é que o ritmo de subida está menor e temos a expectativa de que continue em elevação, mas que a cota não alcance os 18 metros”, explica.

Na última atualização, a prefeitura informou que cerca de 3,6 mil pessoas estão nos abrigos públicos, sendo a maioria no Parque de Exposições.

Rondoniagora.com

Source: do AC24horas
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias