Rio Madeira está a 46 centímetros da cota de alerta, mas Defesa Civil descarta enchente em Porto Velho

O nível do rio Madeira, em Porto Velho, continua subindo e, na quarta-feira (6), atingiu 14,54 metros, chegando muito perto da cota de alerta, que é de 15 metros. Por conta disso, a Defesa Civil Municipal segue com os trabalhos de monitoramento e orientação às famílias que moram nas chamadas áreas de risco na capital e regiões ribeirinhas.

“Apesar do nível do rio ter subido bastante nesses últimos dias, a situação está dentro da normalidade para esta época do ano. Até o momento não temos previsão de uma enchente”, disse o coordenador municipal de Proteção e de Defesa Civil, Elias Ribeiro Barros.

Na manhã de quarta-feira (6), agentes da Defesa Civil Municipal visitaram os moradores dos Becos do Limeira, Gravatal, Birro e Morro, considerados locais de risco dentro da capital de Rondônia.

Elias disse que o objetivo da visita, além de monitorar o nível do rio e verificar de perto a situação dos moradores, também serve para alertar sobre os perigos de possíveis enchentes e deslizamentos, por conta das fortes chuvas neste período conhecido como ‘inverno amazônico’.

Normalidade

O gerente de Operações da Defesa Civil do município, Anderson Luiz, garante que o rio Madeira está no período de cheia natural, como acontece todos os anos, com o nível que pode chegar até 15,60 metros. Ele availia, que, ao que tudo indica, não haverá uma enchente.

“O que ocorre quando o rio atinge 15 metros é que ele deixa alguns ramais sem acesso, devido a água do rio estrangular os igarapés, mas a gente não vai ter enchente. Cheia sim, que já está acontecendo e é normal. Estamos na cota de atenção, faltando pouco para chegar na cota de alerta, que é 15 metros”, completou.

Prontidão

Elias acrescentou que as equipes estão sempre preparadas e de prontidão para dar o suporte necessário às famílias em caso de emergência. “Nossos canais de comunicação estão disponíveis 24 horas, todos os dias, caso haja alguma necessidade”, afirmou.

Os contatos diretos com a Defesa Civil Municipal podem ser feitos pelos números 199 ou pelo (69) 98473-2112. Além disso, as pessoas também podem acionar o Corpo de Bombeiros através do 193.

Source: SMC
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias