Líder em nicarbazina no mundo, Phibro atende aos limites de PNA e M4NPC, indicadores de qualidade do anticcodiano para aves

A Phibro Saúde Animal atende aos novos limites dos compostos PNA (paranitroanilina) e M4NPC (nitrofenilmetilcarbamato) presentes na nicarbazina, regulamentados pela Instrução Normativa 117, de 2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

PNA e M4NPC são impurezas advindas do processo de síntese da nicarbazina e indicadores indiretos da qualidade e do controle do processo de produção. Os teores de PNA e M4NPC não podem ultrapassar 0,1% e 0,4%, respectivamente.

A Phibro reforça, assim, seu compromisso com as atualizações regulatórias, a qualidade e a segurança dos seus produtos e as exigências dos seus clientes.

IN 117 é a Instrução Normativa que instituiu novos e mais permissivos LMRs (Limites Máximos de Resíduos) para nicarbazina em músculo e órgãos de frangos de corte no Brasil. Os LMRs passaram de 200 ppb em todos os tecidos para 4.000 ppb em músculo, 15.000 ppb em fígado, 6.000 ppb em rim e 4.000 ppb em pele + gordura.

A tabela a seguir resume as determinações da IN 117 (2022), da ANVISA

O uso de anticoccidianos em produção de frangos de corte é uma das ferramentas empregadas para a manutenção da saúde intestinal, bem-estar animal e desempenho zootécnico.

A nicarbazina, lançada em 1955, está entre os anticoccidianos mais eficazes utilizados em frangos de corte pelos maiores produtores e exportadores de carne de frangos em todo o mundo. Tanto utilizada isoladamente quanto na associação com ionóforos, é um anticoccidiano químico versátil com uso nas fases iniciais de programas anticoccidianos de verão e inverno.

Nicarbazina é formada pela complexação de duas moléculas: dinitrocarbanilida (DNC) e dimetilhidroxipirimidina (DHP). Somente a DNC tem atividade anticoccidiana, porém seu potencial é aumentado quando complexada com a DHP.  (EFSA, 2008).

Importante: a simples mistura das duas moléculas (DNC + DHP) não aumenta a atividade anticoccidiana do produto final. É necessária a complexação das moléculas. Uma mistura não balanceada de DNC e DHP é indicativo de produto com menor potencial anticoccidiano e com maior nível de impurezas.

E, mais: a qualidade da nicarbazina, desde sua síntese até a produção, é condição primordial para a ação anticoccidiana adequada dos programas e deve ser considerada na escolha pelas agroindústrias avícolas.

A Phibro é a principal produtora de nicarbazina em nível mundial e possui plantas no Brasil para produção de sua linha de anticoccidianos à base de nicarbazina, composta por Nicarmix 25 (nicarbazina 25%) e Aviax Plus (associação de nicarbazina 8% + semduramicina 3%).

Fernanda Souza

Texto Comunicação Corporativa

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias