Instituto Rovema e Defensoria Pública de Rondônia unem esforços para levar acesso à justiça e cidadania a comunidades ribeirinhas

O Instituto Rovema anunciou sua parceria com a Defensoria Pública do Estado de Rondônia em apoio ao Projeto Circulando por Direitos. Essa iniciativa ambiciosa tem como objetivo principal levar acesso à justiça e cidadania para as populações mais remotas do estado, especialmente aquelas localizadas em áreas de difícil acesso, como as comunidades do Baixo Madeira.

Em um ofício enviado ao Grupo Rovema, a Defensoria Pública expressou a importância crucial do acesso à internet para garantir o acesso efetivo à justiça e aos serviços públicos, especialmente em regiões onde a infraestrutura de comunicação é limitada. Nesse contexto, foi solicitada a cedência de equipamentos Starlink pelo Grupo Rovema para serem utilizados durante os atendimentos de triagem do projeto, que estão programados para ocorrer entre os dias 20 a 24 de março de 2024, nos distritos de Calama, Demarcação, Nazaré e São Carlos.

A colaboração entre o Grupo Rovema, através do Instituto Rovema e a Defensoria Pública de Rondônia promete ampliar significativamente o acesso à internet nessas comunidades remotas. Com o fornecimento dos equipamentos Starlink, os cidadãos terão a oportunidade de acessar os serviços da Defensoria Pública de Rondônia e das instituições parceiras, consultar informações jurídicas e exercer seus direitos de forma mais eficaz.

Para a Defensoria Pública, essa parceria representa um passo importante na missão de promover o acesso à justiça e fortalecer os laços de cidadania em todo o estado de Rondônia. E tendo acesso à internet nessas regiões isoladas, o projeto garante que nenhum cidadão seja deixado para trás, independentemente de sua localização geográfica.

Para o presidente do Instituto Rovema, Adélio Barofaldi, “a união de esforços entre o setor público e o setor privado é essencial para construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos os cidadãos de Rondônia”.

O Grupo Rovema, por sua vez, demonstra seu compromisso com a responsabilidade social ao apoiar iniciativas que têm um impacto positivo tangível nas comunidades locais. Através dessa parceria, a empresa reafirma seu papel como um agente de mudança e contribuinte ativo para o desenvolvimento sustentável da região.

Também participam da ação a Ouvidoria Externa da DPE-RO, a Prefeitura de Porto Velho, a Defensoria Pública da União, o INSS, a Universidade Federal de Rondônia, o Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público do Trabalho.

Source: da Assessoria
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias