52 municípios de Rondônia participam da última capacitação do Selo UNICEF

Evento visa capacitar as equipes municipais para o desenvolvimento das atividades do Selo UNICEF, edição 2021-2024

Rondônia, 22 de março de 2024 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a organização não-governamental Visão Mundial, promove o 6º Ciclo de Formação do Selo UNICEF – Avaliando Conquistas & Identificando desafios, em Porto Velho, nesta sexta-feira, dia 22/03, das 8h às 17h, na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), localizada rua Rui Barbosa, nº 1112, bairro Arigolândia, em Porto Velho. O evento tem como objetivo capacitar as equipes municipais para o desenvolvimento das atividades do Selo UNICEF que precisam ser cumpridas até junho de 2024.

“O momento é decisivo para consolidar o trabalho realizado pelas gestões municipais na entrega de políticas, programas, projetos e serviços de qualidade que garantem uma vida melhor para cada criança e adolescente e, como consequência, para toda a sociedade”, disse Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Durante o encontro, as equipes municipais receberão orientações sobre o 2º Fórum Comunitário e terão a oportunidade de fazer uma revisão geral de entregas, prazos e metodologia de certificação. Participam do evento os técnicos e gestores das equipes dos 52 municípios de Rondônia inscritos nesta edição do Selo UNICEF.

“Esse encontro é de grande importância para que possamos revisar todas as atividades e tirar dúvidas sobre a realização do 2º Fórum Comunitário, que é um evento muito esperado por todos nós que realizamos ações que promoveram avanços nas políticas públicas voltadas para a infância e adolescências em nosso município, graças ao Selo UNICEF”, Luciene Nascimento, articuladora do Selo UNICEF em Vilhena.

A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirma que o encontro presencial é um momento para integrar e dar suporte técnico aos municípios nas entregas das ações nessa fase final da iniciativa. “Preparamos um encontro com uma dinâmica para que todos os municípios possam participar e entender as atividades que ainda precisam ser realizadas, principalmente sobre a realização do 2º Fórum Comunitário, atividade obrigatória para a certificação do Selo UNICEF. Temos certeza que será um momento enriquecedor para as equipes municipais e que conseguirão avançar em todas as ações propostas pela iniciativa”, finalizou Lucinete.

O sexto Ciclo de Formação do Selo UNICEF será realizado ao longo de um dia e contará com a presença de três representantes municipais. No período da manhã, os participantes receberão orientações sobre o 2º Fórum Comunitário, momento participativo, com troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade para avaliação de resultados e apresentação de desafios. A realização do 2º Fórum Comunitário é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF.

Já no período da tarde haverá uma revisão geral, com ênfase na entrega dos resultados e produtos previstos nos sete resultados sistêmicos, seus respectivos indicadores de impacto social e no eixo de participação cidadã e gestão por resultados. Também será realizado um grupo

focal com o máximo de 15 pessoas, sendo uma de cada município, para avaliar a edição atual do Selo UNICEF e apresentar propostas para a próxima.

O Selo UNICEF

Nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, o Selo UNICEF, edição 2021-2024, é implementado pela Visão Mundial. O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Instituto Claro, Grupo Profarma, Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Enel, Energisa, Equatorial Energia e RGE.

Para mais informações sobre a iniciativa acesse: www.selounicef.org.br

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
× Canal de denúncias