Segundo reportagem divulgada pelo The New York Times nesta segunda-feira, 25, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria buscado abrigo na Embaixada da Hungria, em Brasília.
Isso teria ocorrido imediatamente após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ter apreendido seu passaporte no dia 8 de fevereiro.
De acordo com o jornal, Bolsonaro foi visto quatro dias após o incidente do passaporte aguardando entrada na Embaixada Húngara no Brasil, conforme capturado por câmeras de segurança do local. Pouco antes de Bolsonaro chegar, o embaixador húngaro no Brasil, Miklós Halmai, foi filmado caminhando e usando seu celular nas proximidades da embaixada, que se encontrava quase deserta, exceto pela presença de alguns diplomatas húngaros.
A equipe local estava de férias, uma vez que a visita coincidiu com o período do Carnaval brasileiro.
Às 21h34 do mesmo dia, narra o Times, um veículo preto estacionou na entrada da embaixada. Um indivíduo desceu do carro e começou a bater palmas, atraindo a atenção de alguém dentro do prédio. Três minutos depois, Halmai abriu o portão e sinalizou onde o carro deveria estacionar.
O jornal relata que Bolsonaro permaneceu na embaixada pelos dois dias seguintes, baseando-se nas gravações de vídeo, acompanhado de dois seguranças e assistido pelo embaixador e sua equipe.
Confira: