América do Norte assistirá a eclipse total do Sol na próxima segunda (8)

Um raro eclipse solar total acontecerá na próxima segunda-feira (8), segundo informado pelo site Superinteressante, que divulga matérias relacionadas aos fatos científicos e curiosidades do mundo e do universo.

Mas, segundo a publicação, infelizmente nfelizmente, o fenômeno não será visível no Brasil..

“Só quem estiver na América do Norte – partes do México, Estados Unidos e Canadá – poderá viver a experiência ao vivo”, esclarece.

O eclipse, entretanto, poderá ser acompanhado pela internet

“A própria Nasa fará uma transmissão ao vivo neste link. O programa vai ao vivo às 14h do horário de Brasília no dia 8 e deverá durar até às 17h. Além de imagens do eclipse em diversas localidades, a transmissão também deve contar com especialistas respondendo dúvidas e explicando a ciência por trás do fenômeno”, diz a publicação..

O Observatório Nacional, órgão de pesquisa brasileiro ligado ao Ministério da Ciência, também transmitirá o eclipse em seu canal do YouTube.

Eclipses solares acontecem quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz da estrela e deixando parte do nosso planeta na sombra – como se o próprio Sol tivesse desaparecido. Ele pode ser parcial ou total, dependendo do quanto de luz é bloqueada.

O eclipse começa – em uma faixa imaginária, no México e termina no Canadá e sua fase de escuridão total, quando a Lua se posiciona completamente entre a Terra e Sol, impedindo a passagem da luz, deve durar quatro minutos..

Estima-se que cerca de 30 milhões de pessoas irão vivenciar a experiência – um número grande. No último eclipse total que ocorreu nos EUA, em 2017, só 12 milhões conseguiram presenciar o dia virar noite.

No Brasil, o próximo eclipse solar está previsto para acontecer no dia 2 de outubro – mas será apenas parcial, esclarece a Superinteressante.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias