Destemido e muita coragem Senador se levanta contra Moraes

O senador Izalci Lucas (PL-DF) se levantou em resposta as ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter). Musk foi incluído por Moraes no inquérito que investiga milícias digitais e as chamadas fake news. Para Izalci, as medidas contra Musk significam censura e vão contra os princípios democráticos.

“É impossível não refletir sobre a perigosa trajetória que o Judiciário brasileiro parece estar tomando. A decisão de investigar Musk por expressar opiniões críticas revela um panorama alarmante de arbitrariedade e supressão de liberdade de expressão, aspecto que parece distanciar-se cada vez mais dos princípios democráticos fundamentais”, disse o senador.

Durante o último fim de semana, Musk acusou o STF de censura e ameaçou descumprir ordens judiciais do tribunal. Em resposta, o STF incluiu o empresário no inquérito das fake news, sob suspeita de obstrução à Justiça, incitação ao crime e organização criminosa.

Para o senador, o ministro interpreta críticas como ataques pessoais e ilegais, e interpreta a liberdade de expressão como crime, o que atinge um pilar importante da democracia: o direito de pensar e dizer. O Judiciário, disse Izalci, está sendo usado como ferramenta para silenciar os opositores e regular o discurso das redes sociais. O senador apontou complacência por parte dos outros membros da Corte e disse que o Senado precisa legislar sobre o tema, para evitar novos ataques no futuro.

“Aqui vai um alerta de urgência: esta Casa precisa se mexer, atuar, fazer o que nos foi designado pelo voto de milhões de brasileiros, que é legislar. Isso evita loucuras, evita injustiças, ataques à liberdade de expressão. Isso, sim, pacifica a nação, porque determina o papel de cada um dos três Poderes. Cabe a nós agir rápido, depois do sono nos últimos tempos”, concluiu.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias