Falta menos de seis meses para que as eleitoras e eleitores compareçam às urnas para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito; bem como vereadoras e vereadores, que atuarão nas casas legislativas dos municípios do país.
Diante disso, o portal dizrondonia quis saber a intenção dos eleitores em relação aos pré-candidatos do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira. Para isso, o portal lançou uma enquete no story do seu perfil no Instagram […], para tentar medir a temperatura política dos pré-candidatos ao cargo de vereador de Porto Velho.
Neste sentido, o portal Correio de Notícia, resolveu revelar nesta edição quem são os participantes e parcialmente a posição dos pré-candidatos do PSDB numa possível disputa eleitoral.
Doze nomes foram apresentados como pré-candidatos para concorrer ao cargo de vereador(a) nas eleições municipais de outubro de 2024.
Sendo eles: o atual vereador Edvilson Negreiros, Junior Cavalcante, Marcio Coimbra, Thiago Tezzari, Ana Cláudia da PC, Marcia Socorrista, Graça do Aponiã, Dra. Ana Valeria, Evaldo da Agricultura, Claudir Rocha, Robson Damasceno e Nilton Souza. Todo do PSDB.
Entre o primeiro e o decimo segundo colocado, a enquete indica que: em primeiro lugar vem Ana Cláudia da PC com 50%, em segunda posição vem Evaldo da Agricultura que recebeu 44% de aceitação, em terceiro lugar Edvilson Negreiros com 33% de adesão, Nilton Souza vem com 29%, seguido por Dra. Ana Valeria com 28%, em seguida aparece Thiago Tezzari com 26%, oitava colocação Marcio Coimbra com 24%, Junior Cavalcante aparece com 17%, seguido por Marcia Socorrista com 16%, logo atrás vem Robson Damasceno com 15%, e Claudir Rocha com 12%, na décima segunda colocação e última aparece Graça do Aponiã com 6% de aprovação.
Veja o resultado da enquete:
Seguindo a norma eleitoral, a Direção do Portal de Correio de Notícia ressalta que a enquete não se trata de pesquisa eleitoral conforme o Art. 33 da Lei n.º 9.504/97. A enquete trata-se de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utilizou método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea dos(a) internautas interessados(a).
Essa iniciativa busca oferecer uma compreensão mais aprofundada das escolhas dos eleitores e das tendências emergentes, fornecendo aos candidatos e à comunidade um insight valioso antes das eleições. Além de oferece uma oportunidade crucial para os eleitores expressarem suas opiniões e para os possíveis candidatos adaptarem suas estratégias de campanha, sobretudo, de acordo com seus interesses e demandas da população.