A Rede Globo repentinamente adota postura de duras críticas aos ministros do STF

Nos últimos dias a Rede Globo surpreendeu com uma série de críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Algo incomum.

Nesta terça-feira (30), o jornalista Lauro Jardim bateu forte em sua coluna no jornal O Globo, em um texto repleto de ironia.

Com o título “A safra de eventos no exterior dos ministros do STJ e STF não para de crescer”, ele discorre sobre os eventos internacionais com a participação dos magistrados e questiona quem banca as passagens e a estadia.

Transcrevemos na íntegra:

“Nos últimos dias, o distinto público tem sido informado dos diversos seminários e fóruns jurídicos de que ministros do STJ e STF têm participado ou irão participar nesta e na próxima semana. Eventos sempre, é claro, no exterior. E  obrigatoriamente em agradáveis cidades europeias ou dos EUA.

Na semana passada, a escolhida foi Londres. Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, do STF; Raul Araújo, Mauro Campbell, Benedito Gonçalves, entre outros, do STJ, estavam lá.

​​​​​​​Em comum, esses eventos têm um mistério que nenhum dos ministros faz questão de esclarecer: quem banca as viagens e a estadia? O STF já se pronunciou. Disse que só paga passagem internacional de ministro quando ele está na representação da presidência da corte.

Para quem anda achando um exagero a quantidade de eventos fora do país, um aviso: a temporada das aprofundadas discussões jurídicas no exterior ainda tem uma longa agenda pela frente.

O ministro do STJ João Otavio de Noronha está organizando um evento do tipo em Washington para o mês de maio — com direito a duas noites em Nova York, que, afinal, ninguém é de ferro.

Nesta sexta-feira, será a vez de um novo e indispensável fórum de discussão em… Madri. Novamente, Toffoli, Gilmar estarão presentes aos debates.

Assim como, a dupla e mais Nunes Marques, Luís Roberto Barroso e ministros do STJ  abrilhantarão os debates jurídicos noutro seminário na mesma cidade, na semana seguinte.

E, para o final de junho, o ápice deste tipo de evento, o Fórum de Lisboa, ou  “Fórum do Gilmar”, assim chamado porque é organizado pelo IDP, faculdade de Direito fundada pelo ministro e de propriedade de sua família, e também conhecido pela alcunha de “Gilmarpalooza”.

Ninguém garante que as cortes brasileiras ficarão melhores com tanto debate entre seus ministros. Garantido mesmo só o aumento da quilometragem internacional da turma.”

O que será que está acontecendo?

Source: JCO
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias