Juiz do TJ/RO causa polêmica ao afirmar que os novos servidores causam um peso

Ao recepcionar os servidores empossados, o juiz diz: vocês chegam para “pesar em gastos” para o tribunal

Um juiz pode afirmar que os novos servidores representam um gasto para o tribunal. Porém, vale ressaltar o contexto em que essa afirmação foi feita. Se o tribunal está passando por dificuldades financeiras ou se os recursos disponíveis estão sendo direcionados para outras áreas prioritárias, é possível que um juiz veja a contratação de novos servidores como um ônus financeiro adicional.

No entanto, a fala do juiz Rinaldo Forti Silva, secretário-geral do TJ/RO, foi na cerimônia de posse dos novos servidores. O juiz disse que os recém-chegados representavam um gasto ao tribunal.

“Quando vocês entram na Instituição, vocês pesam negativamente no número de gastos, em relação ao número de processos. Não é que chegam para somar, vocês chegam para pesar em gasto”, disse o magistrado.

Sr. Rinaldo, vossa excelência esta completamente equivocado. Infelizmente, a sua fala é descabida e considerada “inaceitável e desrespeitosa”. Vossa excelência deveria ter dito que os novos servidores são considerados necessários para melhorar a eficiência e a capacidade de lidar com o volume de trabalho do tribunal, sobretudo, argumentando que esse investimento é justificado e necessário. Em última análise, certamente, sua opinião sobre esse assunto dependerá de uma série de fatores, incluindo as prioridades e as circunstâncias específicas do tribunal em questão.

A afirmação leviana do juiz secretário-geral do TJ/RO, repercutiu negativamente e causou polêmica. Foi criticado por vários segmentos, inclusive, entidades do setor. A Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, repudiou a declaração, chamado de “inaceitável e desrespeitosa”. Para a federação, ainda, a fala foi segregacionista e discriminatória, “como se a categoria fosse um peso, uma despesa desnecessária ao orçamento do tribunal”.

“A Fenajud considera um verdadeiro absurdo a fala infundada direcionada à categoria. Tal declaração, que sugere a categoria como vilões, denota uma falta de compreensão sobre o papel fundamental desses servidores efetivos na prestação de serviços essenciais à sociedade. Estes, que se dedicaram anos a fio para aprovação nesses cargos, no concurso público, que movem à justiça e são essenciais para a sociedade, merecem respeito.”

Para a entidade, a fala do magistrado direcionada aos recém-empossados, demonstra desrespeito à dignidade e ao compromisso firmado por esses indivíduos quando decidiram fazer parte do Poder Judiciário, um dos Poderes mais importantes do país.

Confira o vídeo:

A fala do juiz foi rapidamente espalhado. E como os internautas são especialistas em compartilhar, o juiz foi seriamente criticado nas redes sociais. Listamos alguns:

@rafaelsalvador9045

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II – garantir o desenvolvimento nacional;

III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Ler mais

@fabiodg8299

Lembrar a todos os magistrados que sem servidores a justiça não anda, acho que estão esquecendo desse detalhe.

@evertonluis5899

É muito simples, excelentíssimo: faça os processos você mesmo!

@DanielSantAnnaRamalho-qd4wc

Este juiz esqueceu do peso retumbante que este provoca aos cofres? Temos muitas múmias no poder judiciário que sequer caminham direito e que inequivocamente não tem capacidade de produção rápida.

@joaopascoto3868

E os penduricalhos e quinquênios? Isso não onera né

@cleusanascimentofarias7375

Esse juiz é um moleque. Esses novos servidores não estão pedindo emprego, eles passaram num concurso. Se quer reclamar, abra um processo contra quem fez a justificativa para a abertura do concurso, para quem fez o Termo de Referência, para quem fez o Estudo preliminar, para quem fez o gerenciamento de risco, etc.  Esse monstro tinha de ser aposentado ou sofrer um PA pelo constrangimento causado.

@jailsonpassos

O discurso dele foi bom. Talvez pecou nessa parte, mas, em geral, foi bem

@FelipeAndreFranca

Engraçado, o uso da IA é conveniente, ou seja, só serve para servidores e não serve para os magistrados, com certeza os processos levariam menos de 10 minutos para serem concluídos. O discurso já começou todo enrolado. Se numa teoria da IA, só precisaria de concurso para área de TI, os para áreas de direito e técnico ou assistente administrativo, não precisaria mais de juízes porque a IA poderia decidir baseado nas leis e sem favorecimento a decisão de um processo.

@martafernandes6900

As pessoas estudam para passar em um concurso, para chegar lá e ouvir uma asneira dessas.

Source: Redação/CN
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias