Pecuaristas são obrigados a declarar rebanho a partir de amanhã

Com 18 milhões de cabeças, Rondônia inicia nesta quarta-feira, feriado do Dia do Trabalhador, a declaração obrigatória do rebanho bovino. A informação é da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). Considerada uma das mais importantes ações para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação.

“Vale destacar que a declaração de rebanhos é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos (animais suscetíveis à febre aftosa). Equídeos e aves também devem ser declarados”, explica o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

O produtor rural pode declarar preferencialmente pela internet, no site da Agência (www.idaron.ro.gov.br), cujo acesso estará liberado nas primeiras horas do dia 1º de maio. O prazo para declaração vai até 31 do mesmo mês.

“O produtor é convidado a fazer a declaração dos rebanhos para que a Idaron mantenha atualizada o banco cadastral de dados. Esse é um dos compromissos que integra a política de responsabilidades compartilhadas e garante a manutenção das exportações e maior chance de busca de novos mercados à agropecuária do estado”, destaca o gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre dos Santos.

Ele acrescenta que, além das informações relacionadas a atualização dos rebanhos, serão levantadas informações de produção de peixe/pescados, abelhas e alguns tipos de frutas, com perguntas diretas e simples para que as informações referentes a essas culturas possam ser atualizadas.

O pecuarista deve ficar atento a uma questão importante: a partir do início do período de declaração, a emissão da Guia de Trânsito Animal passa a estar vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só poderá emitir GTA depois que regularizar o rebanho junto à Idaron.

Source: da Assessoria
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias