Área de Livre Comércio de Macapá/Santana mobiliza universitários para participação na Jornada de Integração do Amapá

Fotos: Divulgação/Suframa
Com foco em atrair o público para participar da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Amapá – 2024, a equipe da Área de Livre Comércio de Macapá/Santana (ALCMS) da Suframa deu início a um plano de divulgação do evento junto às instituições do Estado, com visita ao Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), nessa semana, conversando com acadêmicos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. A Jornada ocorrerá, de forma gratuita, nos dias 22 e 23 de maio, a partir das 9h, no auditório da Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio-AP), localizado no Centro de Macapá. As inscrições são realizadas pelo link https://doity.com.br/jornadaintegracaoamapa/inscricao.
A coordenadora da ALC de Macapá/Santana, Juracidélcia Pereira, explicou que durante o mês de maio servidores da Suframa realizarão o trabalho de aproximação junto a diversas instituições, com o objetivo de mobilizar o potencial público-alvo a se inscrever na Jornada. “Teremos uma programação rica e queremos atrair o maior número de pessoas possível para os dois dias da Jornada. São temas de grande interesse para o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, afirmou.
Com público-alvo variado, a Jornada tem o objetivo de disseminar os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM) e fortalecer a interação com os Estados da Amazônia Ocidental e Amapá, além de contribuir para o avanço do ambiente de negócios na região. As informações são relevantes para uma audiência de empresários, comerciantes, estudantes e profissionais liberais de áreas diversas, tais como Administração, Contabilidade, Economia, entre outras.
As próximas instituições a serem visitadas serão a Faculdade Estácio de Macapá (Seama) e o Conselho Regional de Contabilidade. “Estamos só fechando as agendas para fazer as visitas. Explicamos o que é a Jornada e a programação dos dois dias de atividades. Esperamos contar com esse público no nosso evento, nos dias 22 e 23”, destacou a servidora Aliceane Almeida.
Programação

Fotos: Divulgação/Suframa
O primeiro dia da Jornada é dedicado às informações sobre o funcionamento e oportunidades da política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Suframa. Para usufruir dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, as empresas de bens de informática precisam aplicar os recursos da Lei de Informática, que prevê o investimento mínimo de 5% do faturamento bruto da comercialização de bens e serviços de tecnologias da informação e comunicação (deduzidos os tributos), em atividades de PD&I na Amazônia Ocidental ou no Amapá.
Neste dia há ainda a participação dos três coordenadores de programas prioritários de PD&I: de Bioeconomia (Idesam), de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (Softex) e de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (CITS Amazonas), que apresentarão o funcionamento dos programas e cases de sucesso.
A agenda do segundo dia abordará os incentivos fiscais na região, com foco nas Áreas de Livre Comércio (ALCs), orientações sobre cadastro, compra nacional e importação incentivada na Suframa, como apresentar projetos na Autarquia com base em matéria-prima regional, além de ações estruturantes para o desenvolvimento regional.
Haverá, também, a participação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) para apresentar os incentivos fiscais administrados pelo órgão para o desenvolvimento regional, e do Banco da Amazônia (Basa), com palestra sobre soluções de crédito para a Amazônia.
Pela parte da tarde, startups, incubadoras e aceleradoras do Amapá estão convidadas a participar do Pitch Day para apresentar projetos na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas áreas dos programas prioritários de PD&I. A proposta é que os projetos possam eventualmente entrar no banco dos programas prioritários para a captação de recursos junto às empresas com recursos da Lei de Informática.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias