Começaram a funcionar nesta terça-feira (7), as primeiras antenas Starlink adquiridas para facilitar a comunicação nos centros de operação e salvamento montados em Porto Alegre e Região Metropolitana, informou a assessoria de comunicação do deputado federal Luciano Zucco (PL/RS). Tão logo começou a operar, o equipamento já permitiu a realização de ligações e envio de dados, como áudio, fotos e vídeos, mensagens fundamentais que vão poder auxiliar na busca por pessoas e animais ilhados. As antenas serão disponibilizadas em todo o Rio Grande do Sul.
“Essa tecnologia vai salvar muitas vidas. A velocidade de conexão é muito rápida e é de graça para toda a população”, destacou o deputado, que permaneceu em Porto Alegre para ajudar das ações de resgate.
O kit da Starlink é composto por uma antena e um roteador, que precisa ser apenas ligado na tomada. Na Usina do Gasômetro, localizado no centro da capital gaúcha, a antena foi instalada no teto de um carro e já permitiu o acesso de todos os voluntários que estão atuando na região. E, o melhor, conforme as antenas são distribuídas, a internet também fica disponível a um número maior de pessoas, já que será de livre acesso.
Para tanto, basta fazer a busca pelo smartphone e preencher os seguintes dados para acessar: Rede: SOSRS / Senha: eusoudosul
Nota da Redação:
Vale lembrar que o RS ficou ‘no escuro’ também em seu sistema de comunicação, praticamente destruído pelas águas. Assim, a solução para que as milhares de pessoas ainda isoladas pudessem dizer onde estão e também pedir socorro, era a rede de satélites.
E é de conhecimento público que somente a rede Starlink, de propriedade do megaempresário Elon Musk, seria capaz de oferecer este serviço vital.
Ironicamente, o empresário e sua empresa de satélites surgem como ‘a tábua de salvação’, justamente no momento em que são alvos dos mais sórdidos ataques, em uma campanha promovida pela esquerda raivosa (incluindo lideranças do PT e do PSOL e até alguns comandados de Lula no governo federal).
Nada como tempo ‘e os fatos’, para calar os ímpios!