Potenciais pré-candidatos a vereador fogem do MDB em Porto Velho como o diabo foge da cruz

O ingrato: alguém de Ouro Preto do Oeste agora quer ser prefeito da capital. Mas será o Benedito?

Federação Brasil Esperança é a única chance para os partidos de esquerda, mas existem os teimosos

A expressão “como o diabo foge da cruz” é uma metáfora usada para descrever uma situação em que alguém evita algo de maneira intensa e deliberada, com uma aversão muito forte. Ela sugere um nível de repulsa ou medo extremo, semelhante à maneira como, na tradição cristã, o diabo é percebido como tendo uma aversão insuperável à cruz, símbolo da redenção e do sacrifício de Jesus Cristo.

Geralmente, a expressão é usada em contextos negativos, sugerindo que o objeto ou a situação evitada é considerada indesejável, ou temida pela pessoa, ou grupo político em questão. Nesse contesto, “os pré-candidatos fogem do partido como o diabo foge da cruz” indica que os políticos têm uma aversão muito forte ao partido, possivelmente por causa de escândalos ou má reputação.

Fuga no MDB

Potenciais pré-candidatos a vereador fogem do MDB em Porto Velho como o diabo foge da cruz. Por conta disso o partido ainda não conseguiu fechar nominata e provavelmente não conseguirá eleger um único vereador. O Entrelinhas teve acesso a uma tentativa frustrada do dirigente Neirival Pedraça. Ele corre atrás de uma liderança em condições de se candidatar, mas ela não quer nem conversa.

Afundando

O MDB já não estava bem das pernas em Porto Velho, mas não se sabe por quais cargas d’água o senador Confúcio Moura (MDB-RO) decidiu colocar como pré-candidata a prefeita a juíza aposentada Euma Tourinho. Foi goela abaixo, e aparentemente isso desagradou muita gente. A cara de animação do presidente do diretório municipal, Williames Pimentel, é a prova disso.

Trairagem

É bom lembrar que o MDB tem um histórico de trairagem. Que o diga o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Cavalho. Durante a campanha, no diretório emedebista as lideranças o chamavam de “meu governador”, mas quando ele virava as costas diziam que ele não teria nem 50 mil votos. Maurão era considerado um estranho no ninho. E por acaso Euma Tourinho não é estranha no ninho também?

Mas será o Benedito?

O jornalista Robson Oliveira levantou uma questão nesta semana. Benedito Alves exigiu aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado, relativamente novo. Não se dignou em avisar o senador Confúcio Moura. Robson explicou que Moura desaprovou a ingratidão. Isso porque foi o senador quem colocou Benedito no cargo de conselheiro do TCE.

Ingrato

Robson Oliveira lembrou que Benedito Alves não era o nome preferido para ser colocado no TCE, mas mesmo assim Confúcio optou por ele. Agora, sem nem avisar a Confúcio, Benedito resolve se aposentar e ainda se lança pré-candidato a prefeito de Porto Velho pelo Solidariedade. E o plano da pré-candidatura pelo jeito é antigo, pois as peças publicitárias mostradas por ele nas redes sociais exigem tempo para elaboração.

Aprendeu

Aparentemente Benedito Alves aprendeu muito bem esse negócio de trairagem política. A situação está interessante. Confúcio coloca goela abaixo no MDB a pré-candidatura de Euma Tourinho, e agora alguém para quem o senador entregou um cargo vitalício lança a própria pré-candidatura. É bom lembrar que ele veio de Ouro Preto do Oeste e ocupou alguns cargos até cair nas graças de Confúcio Moura. Mas será o Benedito?

Brasil Esperança

Partidos que já foram bem maiores formaram a Federação Brasil Esperança. Nela estão PT, PC do B, PV e PSB. Para terem alguma chance nas eleições deste ano esses partidos precisam caminhar juntos, caso contrário será muito difícil manter uma luta com agremiações gigantes. Só para se ter uma ideia, Porto Velho tem hoje 11 pré-candidatos a prefeito, e muitos são desses partidos pequenos.

Dois pré-candidatos

Na Federação Brasil Esperança, Fátima Cleide é pré-candidata a prefeitura pelo PT, e Vinicius Miguel é pré-candidato pelo PSB. Mas os dois concordaram com a composição, e decidiram que o pré-candidato da federação só será escolhido depois. Demonstraram coerência, diante do cenário político.

Atrair

Agora a federação tenta atrair o MDB, que tem Euma Tourinho como pré-candidata; o PDT, que tem o advogado Célio Lopes como pré-candidato; Rede, que tem Samuel Costa como pré-candidato, e Solidariedade, que tem Benedito Alves como pré-candidato.

O Benedito?

A pretensão da Federação Brasil Cidadania pode tropeçar em algumas decisões. O ex-senador Acir Gurgacz já disse que a pré-candidatura de Célio Lopes será mantida, pois o PDT está se estruturando em Porto Velho. Quanto a Benedito Alves, ele está com a pré-campanha nas ruas, ou melhor, nas redes sociais, com material patrocinado, pago. O pessoal da federação ainda não viu que ele dificilmente desistirá? Mas será o Benedito?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias