Documentos desclassificados revelam que URSS sabia dos testes nucleares dos EUA (foto)

© Depositphotos.com / Curraheeshutter

Ainda antes de julho de 1945, o Serviço de Inteligência da União Soviética recebeu informações sobre o primeiro teste de bomba atômica dos EUA e seu projeto detalhado, bem como sobre a produção norte-americana de “explosivos” nucleares, revelam documentos desclassificados do Serviço de Inteligência Externa (SVR, na sigla em russo).

Esta e várias outras informações sobre o programa atômico dos EUA foram obtidas pela inteligência externa soviética, liderada na época por Pavel Fitin. Esta segunda-feira (13) marca o 85º aniversário da nomeação de Fitin para o cargo de chefe da inteligência externa soviética.

Especialistas consideram a obtenção das informações que ajudaram a criar uma arma nuclear soviética da “maior operação de inteligência conhecida na União Soviética, e talvez na história mundial”. A inteligência externa e militar em Moscou recebeu de seus agentes nos EUA, Reino Unido e outros países informações necessárias que permitiram à União Soviética criar rapidamente sua própria bomba atômica e, assim, acabar com o monopólio dos EUA nesta área.

O SVR publicou em seu site uma fotocópia do documento desclassificado, datado o mais tardar de 2 de julho de 1945.

“Até julho deste ano é esperada a realização da primeira explosão da bomba atômica”, assim começa o documento. Além disso, o documento fornece informações que descrevem a indústria nuclear dos EUA na época.

De acordo com a nota, o documento foi composto “para orientação verbal” do diretor científico do projeto atômico soviético, Igor Kurchatov.

O primeiro teste nuclear do mundo ocorreu em 16 de julho de 1945, no campo de testes de Alamogordo, no Novo México. A inteligência da URSS, tendo obtido informações sobre o início dos trabalhos de criação da bomba atômica no Ocidente, deu o primeiro impulso que “lançou” o projeto atômico soviético.

Posteriormente, esses dados ajudaram a indústria nuclear soviética a verificar, com a experiência estrangeira, as ideias e desenvolvimentos originais que eles próprios haviam desenvolvido e a alcançar os melhores resultados.

De acordo com especialistas, o teste bem-sucedido da primeira bomba nuclear soviética RDS-1 em 29 de agosto de 1949 se tornou um dos principais eventos da história da Rússia, que garantiu sua existência como uma potência forte e independente.

O tenente-general Pavel Fitin (1907-1971) chefiou a inteligência das agências de segurança da URSS até 1946. Segundo especialistas, durante a sua liderança foram lançadas as bases da moderna inteligência estrangeira russa.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias