Lula de “mão fechada” para liberar recursos para salvar o Rio Grande do Sul

Cinquenta bilhões de reais, esse é o dinheiro que o Governo Lula vai dar para o Rio Grande do Sul.

Só que não!

Isso é apenas mais uma ‘fake news’ da grande mídia. Na verdade, o Governo Federal não está dando nada. Desses cinquenta bilhões, trinta serão repassados para a iniciativa privada na forma de financiamento, para que os empresários possam se levantar, a indústria se reconstruir e o agro se reestruturar, ou seja, será um dinheiro emprestado – que será devolvido, com juros e correção monetária. São operações de crédito.

Os outros 20 bilhões não pertence ao governo – melhor dizendo: já pertence ao cidadão – apenas será antecipado. É antecipação de restituição de imposto de renda e antecipação de bolsa família.

Nenhum centavo desses 50 bilhões é dado.

O governador do Estado do RS vem suplicando ajuda ao Ministro da Fazenda, mas até o presente momento, nada de concreto. Se seguir esse diapasão, ajuda mesmo – significativa – dificilmente ocorrerá. Lula pode até fazer como na outra enchente há alguns meses – prometer uns milhões, mas que não resolvem nada, porque o estrago é muito maior. Ainda assim, os 150 milhões que o descondenado prometeu, nunca chegou, foi só promessa.

O cidadão gasta milhões fazendo um verdadeiro tour pelo mundo em viagens presidenciais, se hospedando nas suítes mais caras do planeta e arrastando um comboio de convidados -a comitiva presidencial; o cidadão empresta bilhões a fundo perdido para os países totalitários e ditatoriais – mas na hora de liberar recursos para o povo do Sul que foi massacrado pela enchente, o elemento fecha a mão.

Uma das maiores responsabilidades do Estado do RS é pagar a sua dívida com a União, contraída em governos estaduais passados. O mínimo que se pode esperar é que o Governo Federal suspenda o pagamento dessa dívida pelos próximos cinco anos, de forma que o Estado possa investir seus recursos em sua reconstrução. Duvido muito.

É incrível a postura adotada pelo Partido das Trevas para liberar recursos públicos: aos amigos tudo! Basta observar a verdadeira torneira aberta que é a Lei Rouanet, onde os artistas amigos do rei conseguem expressivas quantias em nome da cultura.

Essa falta de critério chega a ser macabra.

Abrir linhas de crédito para os empresários e antecipar pagamentos é claro que tem o seu valor – toda ajuda é bem-vinda. Porém, está muito aquém do necessário.

Pensando agora sob um espectro ainda maior, essa catástrofe de dimensões históricas, todavia não acabou e vem castigando o povo gaúcho há muitos dias. Não queira justificar essa omissão estatal se lamentando que o Lula foi preencher seus 38 ministérios com personagens políticos e não técnicos – e que por isso os ministérios estão demorando para se articularem e se fazerem presentes. Não se iluda.

Estamos falando do povo gaúcho, predominantemente de direita e conservador. É falta de vontade política mesmo. O governo não está preocupado em ajudar o povo. Se não há retorno político o povo está perdido. É exatamente o caso.

Dizer que é desumano é pouco. É cruel.

Foto de Carlos Fernando Maggiolo
Carlos Fernando

 

Por Carlos Fernando Maggiolo

Advogado criminalista e professor de Direito Penal. Crítico político e de segurança pública. Presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro – AMO-RJ.

*A opinião expressa neste artigo é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Correio de Notícia não tem responsabilidade legal pela “OPINIÃO” que é exclusiva do autor.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias