As enchentes no Rio Grande do Sul causam danos na Argentina e Uruguai (veja o vídeo)

As enchentes no sul do Brasil há mais de uma semana impactaram o nível do rio Uruguai, causando inundações na cidade argentina. Nos últimos dias mais de 560 pessoas foram evacuadas na cidade de Concórdia, devido às enchentes causadas no rio Uruguai.

As enchentes também afetaram várias partes do Uruguai, onde os altos níveis de água deixaram até agora 3.034 pessoas deslocadas de suas casas, 598 evacuadas e 2.436 auto-evacuadas, informou o Sistema Nacional de Emergência (Sinae).

Dezenas de moradores de Concórdia, localizada na província de Entre Rios – fronteira com o Uruguai e muito próxima ao sul do Brasil – viajavam em canoas porque nas zonas ribeirinhas da cidade houve um forte crescimento do leito do rio Uruguai – que nasce na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Francisco Azcué, prefeito de Concórdia, disse que o número de pessoas evacuadas de suas casas nos últimos dois dias chegou a 568 e que cerca de 200 delas estão em centros de assistência naquela cidade localizada 430 quilômetros ao norte de Buenos Aires.

“Temos a poucos quilômetros a barragem de Salto Grande e ela contém água até certo limite. Mas a certa altura não consegue continuar a contê-lo e tem que fazer manobras para que a abertura das comportas e o fluxo de água que sai da barragem tenham o menor impacto possível. Mas quando o fluxo é desta magnitude, afeta indiretamente a nossa cidade”, explicou Azcué.

Oscar Arce, chefe dos bombeiros local explicou que a área inundada fica próxima ao porto fluvial e a cerca de dez quarteirões do centro:

“Muita gente foi morar nos vagões do trem; São seis ou sete carros (abandonados) ocupados por moradores da orla”.

Outras pessoas evacuaram por iniciativa própria e foram para casas de vizinhos que as acolheram.

O nível do rio (Uruguai) está em 13,70 metros, mas o pico hoje deve chegar a 14 metros.

Veja o vídeo:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0
Would love your thoughts, please comment.x
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Canal de denúncias